25/09/2014

Mauá recebe comitiva de Jundiaí para conhecer as políticas de Trabalho e Renda
Equipe de técnicos surpreende-se com estrutura e pretende adotar modelo implementado na cidade

Divulgação

Os técnicos de Jundiaí tiveram oportunidade de conhecer serviços, programas e equipamentos

 

Uma comitiva da Prefeitura de Jundiaí visitou nesta quinta-feira (25) o Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR) de Mauá para conhecer os serviços oferecidos pela unidade e toda a política de Trabalho e Renda implementada na cidade desde 2009. A visita é exemplo do reconhecimento da atuação da Prefeitura de Mauá no grupo de trabalho do Sistema Único de Trabalho (SUT), que nas reuniões realizadas entre 2013 e 2014 representou, junto de Cuiabá, todos os municípios do Brasil.

Outro exemplo é que a cidade lidera, junto de Osasco, a Comissão de Economia Social e Solidária do Mercocidades, organismo internacional que reúne as principais cidades do Mercosul. 

Os técnicos de Jundiaí tiveram oportunidade de conhecer serviços, programas e equipamentos, como o CPTR e sua unidade móvel, o programa Qualifica Mauá, a Coordenadoria de Economia Solidária, a Incubadora Pública Itinerante, o projeto Café com RH, os serviços de intermediação de mão de obra, orientação profissional, emissão de carteira de trabalho, habilitação de seguro-desemprego, além de toda a estrutura das demais políticas públicas de Trabalho e Renda de Mauá. 

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, o principal fator que torna o trabalho desenvolvido no munícipio uma referência é o tratamento que o trabalhador recebe quando acessa os serviços, “Apresentamos a política pública que trata o trabalhador como um cidadão com muitas necessidades, além do emprego; integramos os serviços com outras secretarias como saúde, educação, cidadania e ação social, segurança alimentar, desenvolvimento econômico, entre outras”, explicou.

Para a assistente social Elza Lima, integrante da comitiva, o corpo técnico da Secretaria de Trabalho e Renda é essencial para o êxito das políticas. “O que mais gostei é que aqui valoriza-se as pessoas, com uma equipe integrada e que atua coletivamente. “Sem uma boa equipe, não dá certo”, concluiu. 

O coordenador de Trabalho, Emprego e Renda de Jundiaí, Vitor Machado, aprovou os serviços e políticas executadas em Mauá e pretende propor, imediatamente, um programa nos mesmos moldes do Qualifica Mauá. “Estou surpreso com toda essa estrutura, que está bem montada e funciona muito bem. Podemos afirmar, agora com mais convicção, que Mauá é hoje a principal referência de política pública de Trabalho, Emprego e Renda no estado. Aprendemos muito aqui hoje e pretendemos de imediato levar para casa a ideia de centralizar todas as ações de qualificação profissional em um único programa, como é feito aqui pelo Qualifica Mauá”, afirmou.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
26/09/2014 17:40


Outras Notícias

14/11/2019

Confira o que abre e fecha em Mauá no feriado da Proclamação da República

19/11/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

30/10/2019

Prefeitura de Mauá apoia corridas de rua para conscientização de doenças

Alerta são relacionados ao de próstata

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro

09/10/2019

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017

08/10/2019

Mauá define os novos conselheiros tutelares

Município registrou mais de 23 mil votos, que elegeram 15 titulares, sendo que seis renovaram o mandato

03/10/2019

Saiba quem são os 15 finalistas do 5º Concurso de Gastronomia de Mauá

Evento promove a alimentação saudável, econômica e sustentável

30/09/2019

Mauá abre cerca de 4 mil vagas para crianças até 5 anos

Pais podem fazer a inscrição dos filhos, entre zero e cinco anos, em qualquer uma das 44 escolas municipais

27/09/2019

Prefeitura de Mauá realiza iniciativas sustentáveis na cidade

Ações reúnem mudanças significativas em parques municipais, preservação da biodiversidade e melhoria na qualidade do ar