08/09/2014

Incubadora Itinerante de Mauá abre curso de Economia Solidária
Formação vai apresentar o funcionamento de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito nos moldes dos empreendimentos econômicos solidários.

Divulgação

Incubadora Itinerante percorre os bairros oferecendo apoio aos empreendedores solidários

 

A Incubadora Pública Itinerante, da Secretaria de Trabalho e Renda, está com inscrições abertas para 40 vagas no curso de introdução à Economia Solidária. A formação será aberta a moradores das cidades do Grande ABC e composta por seis encontros quinzenais para apresentar conjuntos de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito. O primeiro encontro será realizado no próximo dia 24. 

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, o curso faz parte da política de fomento à Economia Solidária que visa promover o desenvolvimento socioeconômico por meio da geração de trabalho e renda. “Esse curso vai apresentar às pessoas os conceitos da Economia Solidária, que vem se tornando uma alternativa viável e próspera para trabalhadores que desejam produzir, comercializar e distribuir seus próprios produtos sob a forma da autogestão, individual ou coletivamente”, explicou. 

Inscrição - As inscrições serão realizadas até dia 22 de setembro ou até o preenchimento das vagas, no atendimento do programa Qualifica Mauá. Para se inscrever, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos, apresentar original e cópia do RG, CPF, carteira de trabalho (páginas 7, 8 e 9), e comprovante de residência. 

Serviço - A Incubadora Itinerante é uma ferramenta móvel que percorre os bairros da cidade  oferecendo apoio à gestão econômica, financeira, administrativa, contábil, jurídica, social e ambiental para empreendimentos econômicos solidários. O projeto é baseado em quatro eixos: Sensibilização, Incubação, Comercialização e Banco Comunitário de Desenvolvimento. 

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Tornou-se, nos últimos anos, uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. 

Atendimento - O atendimento do Qualifica Mauá, responsável pelas inscrições, está localizado dentro do CPTR, na Rua Manoel Pedro Junior, 45, próximo à Praça da Bíblia. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone para contato é 4514-6141.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
08/09/2014 17:43


Outras Notícias

15/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

12/12/2019

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro