03/09/2014

As pessoas e a beleza natural são considerados pontos fortes da cidade por conselheiros
Primeira etapa do curso de formação foi realizada nesta terça-feira (2)

Roberto Mourão/ PM

A formação dos conselheiros seguirá até o final de setembro, em mais cinco encontros

 

Conhecer mais a cidade, saber como funciona a elaboração do orçamento municipal e os processos licitatórios, entender as formas de atendimento das necessidades dos moradores e trabalhadores de Mauá e adequá-las aos serviços e recursos disponíveis, são funções que integram o curso de formação de conselheiros do Orçamento Participativo (OP). A primeira etapa do curso foi realizada na noite desta terça-feira (2), no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes.

Coordenado pelos secretários de Assuntos Institucionais, Marcos Filório, e de Planejamento, José Afonso Pereira, a formação reuniu conselheiros indicados pelo governo municipal e os eleitos nas 14 plenárias do Orçamento Participativo, realizadas em junho e julho. O Conselho do OP, como é conhecido, tem a tarefa de fazer o controle social, momento em que a sociedade civil passa a exercer o monitoramento sobre o planejamento, avaliação e execução de políticas públicas.

“O processo de formação fortalece a participação popular na construção da peça orçamentária”, explica Filório. Ele relembra que, no país, mais de dois milhões de pessoas integram conselhos, segundo dados do Governo Federal. “Mauá tem 1662 conselheiros distribuídos em 60 conselhos”, detalhou o secretário.

A estratégia do debate foi sugerida por Afonso Pereira em que os participantes foram distribuídos em grupos para discutir aspectos relevantes da cidade, como mecanismo para conhecer a visão dos conselheiros e seus suplentes sobre o município. Cada um dos seis grupos apresentou seis pontos, sendo vários replicados pelos participantes. Um destaque foi o orgulho que se tem do povo mauaense, sendo uma das melhores coisas da cidade, seguido de perto pela beleza natural preservada em morros, parques e jardins.

A dificuldade destacada foi na questão do transporte coletivo, apresentada pelo grupo representado pela estudante de Arquitetura, Fernanda Vanessa, ao que foi respondido que a Prefeitura está finalizando o processo para implantação de um novo sistema que vai ter 250 ônibus novos, mais linhas, 300 novos abrigos e mais qualidade na prestação do serviço garantidos por contrato.

A professora Magda Marcolina representa a Vila Falchi e acredita que algumas coisas precisam ser melhoradas nas áreas de saúde, educação e transportes. Ela quer ajudar sugerindo meios para “construir mais creches, capacitar os profissionais da educação e ampliação de mais vagas em creche”, segundo suas palavras. “A educação é a base de tudo”, considera Magda. Marcolina acredita que o 'boca em boca' será a melhor forma de repercutir aos demais moradores as informações que vão obter participando deste Conselho. 

Nas próximas etapas deste curso de formação, Magda e os demais conselheiros vão tomar conhecimento dos projetos já existentes e que atendem algumas das demandas relacionadas por ela. É o caso dos projetos de ampliar oito escolas, construir quatro creches e cursos de formação continuada dos profissionais da rede municipal de Educação, cujos processos já estão em andamento.

Continuidade - A formação dos conselheiros seguirá até o final de setembro, em mais cinco encontros, o que inclui uma visitação em todos os locais que apresentaram demandas aprovadas nas plenárias do OP. A partir disso, os representantes dos moradores vão decidir quais são as prioridades a serem incluídas na peça orçamentária que será enviada ainda este mês à Câmara Municipal, para apreciação dos vereadores.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
03/09/2014 18:08


Outras Notícias

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município