25/08/2014

Mauá dá posse oficial aos integrantes do Conselho do Orçamento Participativo 2014
Representantes da população foram eleitos para contribuir na composição da peça orçamentária

Roberto Mourão/ PM

São ao todo 28 conselheiros municipais do OP de Mauá, resultado da soma de um titular e um suplente

 

 

A Prefeitura de Mauá deu posse oficial aos integrantes do Conselho Municipal do Orçamento Participativo 2014, eleitos pela própria população durante as 14 plenárias regionais realizadas por toda a cidade nos meses de maio e junho. O evento foi realizado na última sexta-feira (22) no Centro de Formação Miguel Arraes e contou com participação do prefeito Donisete Braga e do secretário de Relações Institucionais, Marcos Filório, além de representantes do Legislativo. 

”O Orçamento Participativo é a forma de democratizar o poder de gestão outorgado pela população, em vez de elaborar o orçamento exclusivamente dentro do gabinete”, conceituou o prefeito Donisete Braga, referindo-se à instância que tem a função de fiscalizar a execução orçamentária a ser aprovada pela Câmara Municipal, especialmente em relação às prioridades regionais e municipais definidas durante as plenárias. O OP de Mauá é regulamentado pelo decreto 7.941, de 30 de abril de 2014. 

O prefeito Donisete Braga ressaltou que muitas das prioridades já estão em execução. Citou como exemplos as reformas de Unidades Básicas de Saúde nos bairros Capuava, Zaira I, Paranavaí, Kennedy, Guapituba e Jardim Flórida.  Tais intervenções compõem investimento total de R$ 15 milhões na reforma de 16 UBS e reconstrução de uma no Itapark e construção de outra nova no Jardim Oratório. 

Ao secretário Marcos Filório coube exibição de balanço do OP 2014: foram 13 plenárias regionais programadas, uma extraordinária e duas setoriais envolvendo segmentos religiosos. Tais encontros tiveram cerca de 2,5 mil participantes, dos quais 1.068 cadastrados. Durante as plenárias emergiram 495 demandas que envolvem desde solicitações simples de tapa-buraco, por exemplo, até as prioridades eleitas para a cidade e a região. 

Para o vereador Rômulo Fernandes, que esteve à frente dos trabalhos nas plenárias na condição de secretário de Relações Institucionais antes de assumir cadeira como suplente no Legislativo, o Orçamento Participativo representa a multiplicação dos olhos da Administração. “O cidadão conhece detalhadamente a realidade do seu bairro e muitas vezes consegue apontar soluções simples que representa a solução dos problemas”, destacou.   

São ao todo 28 conselheiros municipais do OP de Mauá, resultado da soma de um titular e um suplente para cada uma das 14 plenárias regionais. “É uma iniciativa muito boa. O prefeito poderia fazer o orçamento a portas fechadas, mas resolveu abrir as portas para a população opinar, participar e fiscalizar”, comentou Rosálio José Freitas dos Reis, conselheiro titular da região do Paranavaí. 

Calendário - Os integrantes do Conselho Municipal de Orçamento Participativo voltam a se reunir no dia 28 de agosto para atividade de formação intitulada: Participação Cidadã, Papel do Conselheiro e o Perfil da Cidade. No dia 29, o tema será Licitação e Orçamento. No dia 1º de setembro, participarão novamente de palestra sobre Negociação. Para o dia 3 de setembro está programado Seminário com as Secretarias. No dia 13 do mesmo mês está agendada ação intitulada Caravana de Prioridades e no dia 15 de setembro será feita Negociação das Prioridades. Tudo para que a peça orçamentária possa ser devidamente encaminhada à Câmara na data limite de 30 de setembro.       

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
25/08/2014 11:46


Outras Notícias

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município