13/08/2014

Mauá se antecipa a marco regulatório da Guarda Municipal
Projetos de lei protocolados na Câmara estão em sintonia com nova lei federal

Evandro Oliveira/ PM

Projetos de lei voltados à melhoria da Segurança Pública foram protocolados na Câmara

 

 

Na tarde desta terça-feira (12), a Prefeitura de Mauá protocolou dois projetos de lei voltados à melhoria da Segurança Pública na Câmara Municipal: o Estatuto da Guarda Civil e o Plano de Cargos e Carreira. Tais projetos estão sintonizados com o marco regulatório das Guardas Municipais (PLC 39/2014), sancionado ontem pela presidente da República, e que confere poder de policia às GCMs em nível nacional. 

“Municípios brasileiros terão dois anos pra se adequar ao marco regulatório sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Mauá se antecipa ao dar entrada nos projetos cujos dispositivos representam total adequação à lei federal”, destacou o secretário de Segurança Pública Carlos Tomaz durante sessão na Câmara. 

Tomaz explicou que os dois projetos resultam de diálogos mantidos com a categoria por meio de dezenas de reuniões que envolveram secretarias de governo e representantes dos guardas municipais nos últimos anos. 

Entre as determinações federais que constam de projeto municipal está a que estabelece que os postos de comando das GCMs sejam ocupados por funcionários de carreira. Mauá também se antecipou neste aspecto, uma vez que o comandante Carlos Conígero e o subcomandante Cícero dos Santos contemplam esta prerrogativa. Conígero atua na GCM de Mauá há 23 anos, metade dos 46 anos de existência da corporação.   

Outros pontos importantes dos projetos de lei, enfatizados por Carlos Tomaz na Câmara de Vereadores, são: a regulamentação da alternância dos plantões 12 por 36 horas; adicional de insalubridade de 30% sobre o salário base e a possibilidade de aposentadoria especial; garantia de assistência jurídica aos guardas que sofrerem ações durante o exercício profissional; regulamentação da atividade especial de escolta do Serviço de Segurança Institucional Qualificada; estabelecimento de cargas horárias mínimas para curso de formação com matriz curricular de acordo com as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, entre outras propostas. 

Em julho último, em mais um claro sinal de ênfase na Segurança, a GCM de Mauá ganhou 24 novas viaturas, entre motocicletas e carros, sendo um dos veículos uma van que atua como base comunitária móvel. Recentemente, também recebeu um ônibus equipado para as operações do programa 'Crack, é possível vencer', convênio entre a Prefeitura e Ministério da Justiça. 

Estas viaturas vão dar suporte ao trabalho integrado que a GCM já vinha realizando com as polícias Civil e Militar. A cidade conta com câmeras de videomonitoramento utilizadas na segurança preventiva de forma integrada pela corporação municipal em parceria com as forças estaduais. 

Além da renovação da frota, que não ocorria há oito anos, foram entregues 200 espargidores e 50 armas não-letais (Spark), com os respectivos coldres, num investimento de R$ 200 mil.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
13/08/2014 09:03


Outras Notícias

12/12/2018

Mauá reduz taxa do lixo em até 46,05% na categoria residencial

Agora, município tem a menor taxa do lixo do Estado de São Paulo

11/12/2018

UBS Itapark terá Laboratório de Atenção às Condições Crônicas a partir de sábado (15)

Pacientes receberão acompanhamento médico mais humanizado

11/12/2018

Mauá entra na Semana da Economia Solidária com shows musicais

Atividades que miram empreendedorismo têm início nesta terça-feira e terminam com música

07/12/2018

Aniversário de Mauá é marcado por inaugurações relacionadas ao meio ambiente

Dia 9 de dezembro terá inauguração da Sala Ambiental no Parque Gruta de Santa Luzia e a revitalização do Parque Guapituba

07/12/2018

CPTR de Mauá oferece 61 vagas de emprego

São 54 oportunidades para candidatos com ensino fundamental completo

06/12/2018

Ampliação do Cras Zaíra foi apresentado no fim de semana

Novos cômodos dão espaço para cursos e oficinas às famílias

06/12/2018

Missa Campal será uma das diversas atrações de aniversário de 64 anos de Mauá

A agenda do fim de semana está repleta de inaugurações e revitalizações

05/12/2018

Fábrica de Artes e pedra fundamental do Fiec Zaíra serão inauguradas nesta semana

Inscrições para aulas culturais serão abertas em 2019

05/12/2018

UPA Barão de Mauá reabre as portas totalmente reformada

Equipamento retoma atividades neste sábado com novos serviços para atender 16 mil pacientes por mês

03/12/2018

Mauá retoma Café do Trabalhador e lança 7ª linha expressa

Sala Digital no Terminal Rodoviário também foi reinaugurada nesta segunda-feira (3/12)