Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

29/07/2014

Mauá dispõe de arsenal para vencer a batalha da qualificação profissional
As novas 400 vagas de cursos gratuitos são a ponta de um iceberg de oportunidades já existentes e novidades em preparação

Roberto Mourão/ PM

São 400 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos entre Enfermagem e Segurança do Trabalho

 

 

Mauá não poupa esforços no desafio da qualificação da mão de obra para inserção do mercado de trabalho. Com mais de um quarto da população de 450 mil habitantes entre os 14 aos 29 anos, a cidade está oferecendo 400 vagas de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos em parceria com o Governo Federal e uma instituição privada. Além disso, avança na viabilização de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e expande tentáculos de parcerias para aumentar a oferta de programas de capacitação no âmbito do Qualifica Mauá.

Tudo isso depois de criar e ampliar a Escola Preparatória da Universidade Federal do Grande ABC (EPUFABC), que teve início no ano passado com 160 alunos e neste ano abriu a segunda turma com 240 estudantes. “Estamos sintonizados com a questão da qualificação como passaporte para a inserção profissional, a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico”, destacou o prefeito Donisete Braga, durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (29). Os secretários de Governo, Edilson de Paula, e Marcelo Lucas, de Trabalho e Renda, também participaram da coletiva de imprensa.  

Cursos gratuitos - A oferta de 400 vagas de cursos profissionalizantes gratuitos entre Enfermagem e Segurança do Trabalho foi o principal assunto em pauta. Trata-se de uma oportunidade valiosa para jovens em busca de encaminhamento técnico profissional, viabilizada por meio de parceria entre Governo Federal, Prefeitura de Mauá e Colégio Renil, escola existente há quase 10 anos.

Os dois cursos terão duração de 18 meses e a mensalidade seria de R$ 500,00, segundo cotação de mercado. Isso significa que os beneficiados deixarão de desembolsar perto de R$ 9 mil, de acordo com o diretor comercial do Renil, Paulo Roberto Amianti.  

“Segurança do Trabalho e Enfermagem são áreas em ascensão. A primeira pela preocupação crescente com a saúde e o bem estar no ambiente de trabalho. A segunda principalmente pelo fortalecimento do setor no município”, destacou Donisete Braga.

Inscrições podem ser feitas até 20 de agosto na sede do Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR), localizado na Rua Manoel Pedro Júnior, 45, próximo à Praça da Bíblia. É preciso ter o Ensino Médio completo.   As aulas começam oficialmente  no dia  18 de agosto, mas haverá uma aula inaugural  no dia 15.

Federal - Os preparativos para receber campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) foi outro tema abordado pelo prefeito. O Projeto de Lei que concede o direito real de uso de prédio público ao instituto pelo prazo de 30 anos foi enviado à Câmara Municipal, com previsão de ir à votação nas sessões dos dias 5 e 12 de agosto. Após a aprovação, será firmado o acordo de cooperação técnica para a implantação da escola.  

Assim que a matéria for aprovada no Legislativo, estará dado o sinal verde para que o governo federal possa realizar reformas e adequações necessárias no prédio de 2,5 mil metros quadrados de área construída, localizado na Rua Almirante Barroso, 170, Vila Bocaina.  

“Áreas química, petroquímica, metalúrgica e relativas à sustentabilidade ambiental estão muito ligadas à nossa realidade e deverão nortear a oferta de cursos, que serão definidos com suporte de audiências públicas”, destacou Donisete Braga. O IFSP deve entrar em funcionamento em 2015.     

O chefe do Executivo municipal lembra que não existem limites quando o assunto é ampliar oportunidades profissionalizantes à população e cita que o município já conta com Fatec (Faculdade de Tecnologia) e a Etec (Escola Técnica) em parceria com o governo estadual. 

Qualifica Mauá - As 400 vagas gratuitas de Enfermagem e Segurança do Trabalho não surpreendem quem conhece o Qualifica Mauá, programa municipal permanente que oferece cerca de 40 cursos em áreas como comércio e serviços, construção civil, administração, alimentação, turismo, entre outras.

Os cursos são gratuitos e têm, em média, 160 horas, ou dois meses de duração com aulas diárias. Instituições do chamado Sistema S, como Sesi e Senai, são parceiros habituais dos programas que contam com suporte financeiro do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os cursos não são oferecidos ao acaso, mas definidos de acordo com a demanda de mercado existente no território local – muitas vezes em parceria com empresas efetivamente necessitadas de determinado tipo de mão de obra. 

Exemplo de cursos “sob medida” são os de eletricista industrial, soldador e caldeireira oferecidos em parceria com a Braskem, Prefeitura de Santo André e Senai. São 242 vagas motivadas pela demanda criada com a tradicional parada de manutenção do Polo Petroquímico de Capuava. Balanço da Secretaria de Trabalho e Renda mostra que em 2013 houve 2.134 concluintes de 40 cursos profissionalizantes.   

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
29/07/2014 17:08


Outras Notícias

21/07/2017

Prefeitura de Mauá prorroga Fique em Dia até 25 agosto

Prazo de programa de renegociação de dívidas foi renovado atendendo pedido da população

21/07/2017

Mauá tem 102 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos em Mauá

21/07/2017

Museu de Mauá traz exposição de escultura

Mostra que será apresentada pela primeira vez na região traz obras de renomados artistas nacionais e também locais

20/07/2017

Prefeitura amplia programa de atendimento a moradores de rua

Operação Inverno proporciona banho quente, alimentação e local seguro e quente para dormir

18/07/2017

Pintou Limpeza recupera mais de 30 bairros em Mauá

Programa leva serviços de revitalização com tapa buraco e sinalização que vai passar por toda a cidade

18/07/2017

Mauá fecha mais de 5.000 acordos pelo Fique em Dia

Programa que dá descontos de até 100% em juros e multas em dívidas com a Prefeitura termina na próxima sexta-feira

17/07/2017

Mauá abre vagas de qualificação em quatro cursos

Há vagas para cursos de corte e penteado, informática, projetos e refrigeração; todos gratuitos e com curta duração

14/07/2017

Mauá instala iluminação por LED na Avenida João Ramalho

Prefeitura investe em troca de lâmpadas para aumentar sensação de segurança e garantir diminuição nas contas municipais

14/07/2017

Mauá tem 95 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos em Mauá

13/07/2017

Prefeitura lança Expresso Mauá no Jardim Hélida

Quarta linha expressa lançada neste ano garante economia de 20 minutos para passageiros