Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

23/05/2014

Concidade se reúne para discutir políticas para a juventude
Reunião do conselho contou com a participação de Daniel Vaz para debater o tema

Evandro Oliveira/ PM

Em sua explanação, o convidado Daniel Vaz apresentou um retrato dos jovens no Brasil

 

Na quarta-feira (21) foi realizada a segunda reunião do Concidade – Conselho da Cidade de Mauá. Formado por representantes dos conselhos municipais, membros da administração e representantes da sociedade civil, o conselho tem a intenção de discutir políticas públicas e apresentar ideias que possam ser desenvolvidas pelo governo. Neste segundo encontro, no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, no centro da cidade, o tema debatido foi a Juventude, tendo como convidado Daniel Vaz, membro do Conselho Nacional da Juventude.

O secretário de Planejamento Urbano, José Afonso Pereira, coordenou a reunião, destacando a importância do tema para Mauá. “Temos uma população jovem, um em cada quatro habitantes estão na faixa etária entre 15 e 29 anos. Por isso é essencial pensar em políticas para esse público”, apontou.

Já o secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes, destacou que em todas as reuniões do Orçamento Participativo deste ano a juventude aparece como um dos temas principais. “O Concidade é um foro qualificado, o local ideal para discutir a melhor forma de incluir e atender cada vez mais essas pessoas nas ações do governo”, comentou.

Em sua explanação, o convidado Daniel Vaz apresentou um retrato dos jovens no Brasil, utilizando dados estatísticos e pesquisas de opinião. Além de mostrar o que o jovem pensa e quer, o palestrante também destacou ações que podem ser desenvolvidas para atender as demandas desse público. “Entender o jovem como um sujeito de direitos é essencial para estabelecer uma relação do Estado com ele”, defendeu, lembrando que o Estatuto da Juventude, sancionado no fim de 2013 pela Presidência da República, é ferramenta poderosa para estreitar os laços com esse público.

Depois da palestra de Daniel foi a vez de representantes da Administração mostrarem as políticas de cada secretaria para atender os mauaenses jovens. Foram apresentadas iniciativas das pastas da Educação, Saúde, Cidadania e Ação Social, Trabalho e Renda, Cultura, Esportes e Lazer e Segurança. Afonso Pereira também destacou que o prefeito Donisete Braga está analisando a criação do Observatório da Juventude, órgão ligado ao gabinete para acompanhar de perto todas essas realizações.

Para encerrar, os membros do conselho e representantes da sociedade puderam se manifestar sobre o tema, apresentando ideias e sugestões. O resultado, como o próprio Daniel Vaz observou, foi positivo: “É possível ver que a gestão está atenta ao tema, e já está desenvolvendo várias ações, e isso é muito bom”, finalizou.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
23/05/2014 19:22


Outras Notícias

19/10/2017

Mauá premia vencedores do Concurso de Gastronomia

Melhores receitas foram anunciadas em noite de festa no Espaço Porcelana

19/10/2017

Mauá terá coleta solidária de alimentos em supermercados

Produtos não perecíveis serão arrecadados para o Banco de Alimentos

17/10/2017

Campus de medicina em Mauá está com inscrições abertas para 2018

Curso terá 50 vagas e duas bolsas integrais para moradores da cidade

16/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Esperança nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Itapeva, Itapark e proximidades

16/10/2017

Mauá tem variedade de eventos na Semana Mundial da Alimentação

Palestras, oficinas e feiras promovem alimentação saudável e sustentável

16/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Primavera nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Anchieta, São Jorge do Guapituba e proximidades

09/10/2017

Mauá promove qualificação para famílias de baixa renda

Prefeitura promove treinamentos para que beneficiários de projetos sociais possam incrementar renda familiar

16/10/2017

Mauá abre 580 vagas para curso à distância

Cursos têm duração de cinco meses e garantem certificado dado pelo Ministério da Educação

06/10/2017

Mauá tem 34 vagas de emprego

Maioria dos postos é para profissionais com Ensino Fundamental e para trabalhar na cidade

16/10/2017

Mauá garante catraca livre para idosos, deficientes e doentes crônicos

Acompanhantes também ganham o benefício de poder usar o ônibus municipal quantas vezes precisarem no mesmo dia