20/05/2014

CPTR de Mauá promove Dia D para contratação de pessoas com deficiência
Ação vai reunir empresas para oferecer oportunidades de emprego aos trabalhadores com deficiência

Divulgação

Para participar, os interessados devem portar RG, CPF e carteira de trabalho e comparecer no CPTR

 

O Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR/SINE) de Mauá promoverá o Dia D (Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados) para incentivar as empresas a contratarem pessoas com deficiência. A ação ocorre no dia 29 de maio, das 9h às 17h, e conta com parceria do Ministério do Trabalho. A proposta é promover um dia de atendimento exclusivo para esse público e, assim, promover a conscientização e a inclusão social. 

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, essa ação tem articulação das políticas públicas oferecidas pelo município. “Estão envolvidas na iniciativa entidades ligadas ao tema e as secretarias municipais de Trabalho e Renda, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Relações Institucionais e Cidadania e Ação Social”, relatou.

Estratégia - A principal estratégia do Dia D é dedicar um dia inteiro de atendimento à inclusão da pessoa com deficiência e do beneficiário reabilitado no mercado formal de trabalho. Estão reunidas no mesmo espaço as empresas que vão disponibilizar vagas e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego. Para atingir os objetivos, a Prefeitura de Mauá e o Ministério do Trabalho pretendem fortalecer as políticas de empregabilidade para esse público, possibilitar a aproximação entre esses trabalhadores e as contratantes e ampliar a inserção desses profissionais no mercado formal de trabalho. 

Inclusão - De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil soma 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total da população brasileira. De acordo com os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2012), 330 mil estão no mercado formal de trabalho, o que corresponde a 0,70% do total de vínculos empregatícios.  

A inclusão das pessoas com deficiência já é realizada em várias unidades do SINE, entretanto, apesar de toda a sensibilização junto às empresas, ainda se observa uma grande resistência e preconceito em empregar essa mão de obra.  A Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos.

Atendimento - Para participar, interessados devem portar RG, CPF e carteira de trabalho e comparecer ao CPTR de Mauá, localizado na Rua Manoel Pedro Júnior, 45, Vila Bocaina, próxima à Praça da Bíblia. O atendimento será das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4514-6141.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
28/05/2014 17:14


Outras Notícias

19/09/2019

Professores realizam formação para o projeto Baú das Artes em Mauá

Milhares de alunos serão beneficiados com aulas mais práticas e lúdicas

13/09/2019

Guarda Civil Municipal de Mauá ganha viaturas e armamentos novos

Três carros e 30 armas foram entregues nesta manhã (13/9) à corporação

13/09/2019

CPTR de Mauá tem 57 vagas abertas em toda a região

Algumas das oportunidades são para pessoas com deficiência

10/09/2019

Centro Público de Economia Solidária volta a funcionar em Mauá

Prefeitura revitaliza o espaço que reabre nesta sexta-feira (13) no Jardim Sonia Maria

06/09/2019

Central de Cadastro Único mauaense muda de endereço

O atendimento será suspenso temporariamente durante a mudança, mas os moradores podem buscar mais informações de serviços nos CRAS de suas regiões

06/09/2019

CPTR Mauá tem 106 vagas abertas em toda a região

Há vagas que não pedem experiência

06/09/2019

Prefeitura abre Consulta Pública para revisão do Plano Municipal de Saneamento

Material ficará disponível pelos próximos 18 dias

02/09/2019

Prefeitura de Mauá realiza ações na unidade escolar durante Setembro Amarelo

Escola tem papel importante na prevenção ao suicídio

03/09/2019

Mauá abre inscrições para 5º Concurso de Gastronomia

Entidades sociais, beneficiários de programas sociais e merendeiras da rede Municipal de Ensino podem participar da competição

02/09/2019

Pré-conferências Municipais de Assistência Social acontecem em Mauá

Usuários e Trabalhadores discutem pontos do SUAS