16/05/2014

Coleção Mauá por Inteiro é destaque nas reuniões do Orçamento Participativo
Prefeitura elabora folder informativo com cada região. O kit completo será destinado a escolas e bibliotecas para consulta

Evandro Oliveira/ PM

Graciana da Silva Maria elogia o conteúdo da publicação

 

Durante as reuniões do Orçamento Participativo (OP) de Mauá, a população tem oportunidade de discutir os projetos e ações que serão inseridos na peça orçamentária de 2015. Mas, além disso, tem oportunidade de saber mais sobre o seu próprio bairro. Quem comparece no local das plenárias recebe um kit informativo, uma cartilha sobre o OP e o “Mauá por Inteiro” referente a sua região. 

Ao todo serão 13 edições. No folder impresso, constam informações com dados estatísticos da cidade e um mapa com curiosidades, histórico, ficha técnica do local com dados populacionais e os pontos de referência da região da plenária. “O objetivo é que as pessoas passem a enxergar sua região dentro do município, entendam como ela se formou e qual o panorama atual. Dessa maneira, queremos estimular o sentimento positivo de pertencimento a fim de participar do cuidado com o local onde mora”, explica Rômulo Fernandes, secretário de Relações Institucionais.  Após o encerramento das discussões serão formados kits destinados a escolas, bibliotecas municipais e Museu Barão de Mauá.

 A população aprova. "O material é bastante importante pelo conjunto das informações colocadas à disposição do público", observa Graciana da Silva Maria, 23 anos, desempregada, moradora do Jardim Oratório. O conselheiro do OP eleito no Jardim Sonia Maria também elogiou.  “Moro aqui na região praticamente desde o início dos bairros, conheço bem, mas muitos não têm essa percepção. É formidável termos um impresso que nos ajuda a repassar a realidade da região aos mais jovens e para quem mora em outros bairros," afirmou José Carlos Ferreira Borges. 

Curiosidades – O material reúne peculiaridades de cada região, como fatos históricos fornecidos pelo professor e historiador William Puntschart, responsável pelo Museu Barão de Mauá, dados populacionais, rendimento per capita, número de equipamentos e serviços públicos, linhas e terminas de ônibus, quantidade de escolas, bibliotecas, feiras livres, campos distritais e UBSs, entre outros. 

Na região 1, que compreende os bairros Sonia e Silvia Maria e Santa Adélia, por exemplo, há 10.558 habitantes, sendo 8.338 com idade acima de 15 anos. Sonia e Silvia eram filhas do engenheiro Raul Ferreira de Barros, que loteou o bairro na segunda metade da década de 1950. 

Já na região 13, que engloba os bairros Vila Carlina e Sertãozinho, há mais homens que mulheres, existe o Polo Industrial, o Centro de Detenção, a Fundação Casa e o Departamento de Controle de Zoonoses.  

Na região 2 (Oratório, Capuava, Rosina, Santa Cecília, Cerqueira Leite e Rosalinda), vivem 35.732 pessoas, há duas academias ao ar livre, uma escola de educação inclusiva, ecoponto, CRAS e a faculdade FATEC. Ocupada após o loteamento da antiga Fazenda do Capitão João, adquirida pelo Barão de Mauá, ainda no século XIX, teve a sede da fazenda demolida em 1974. Atualmente, passa por diversas obras de melhoria com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

A região 9 soma 21 bairros, reúne 56.646 moradores e é uma das maiores da cidade. Entre as atrações locais, consta o Museu Barão de Mauá, importante exemplar de Casa Bandeirista, um restaurante popular, o Hospital Dr. Radamés Nardini, a Escola Preparatória da UFABC, o Centro Público de Trabalho e Renda, a sede das Oficinas Culturais e o Centro de Formação de Professores. 

E entre tantas regiões, destaca-se a diversidade histórico-cultural do Jardim Zaíra, região mais populosa da cidade, com 46.537 moradores. Ao longo da década de 1950, foram formados, além da Escola de Samba Ordem e Progresso, o Moçambique e o Samba-lenço, grupos de dança com raízes africanas. Outro chamariz é o futebol, com a criação do Juá em 1952. Como resistência ao golpe militar de 1964, foi fundada uma célula da Ação Popular, organização de esquerda na qual destacaram-se, entre outros, Herbert José de Souza, o Betinho, e Raimundo Eduardo da Silva. 

E na região 8, que engloba o Parque das Américas e mais nove bairros, está sendo construído o primeiro CEU das Artes do ABC. Nesta região, funcionam ainda dois ginásios poliesportivos, um cemitério municipal, ecoponto e 10 escolas (seis estaduais e quatro municipais). Um dos personagens emblemáticos dessa região é o padre Jose Mahoun, de 86 anos, um dos principais líderes de movimentos sociais.  

 Plenária 7 é nesta sexta-feira no Parque São Vicente 

O Orçamento Participativo tem continuidade nesta sexta-feira (16/05). A sétima plenária será realizada a partir das 19h na Escola Municipal José Resende da Silva, no Parque São Vicente. Além dos moradores desse bairro também podem participar os do Jardim Araguaia, Parque Itapuã, Vila João Ramalho e Parque das Orquídeas.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
16/05/2014 12:49


Outras Notícias

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município