Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

09/05/2014

Em Mauá, prefeituras se unem para preservar a Bacia do Rio Guaió
Grupo de trabalho integrado por cinco cidades elabora minuta de lei específica para a proteção e recuperação desse manancial

Evandro Oliveira/ PM

A proposta foi assinada e entregue ao presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

 

A Prefeitura de Mauá recebeu nesta sexta-feira, dia 9, representantes de cinco municípios cortados pelo Rio Guaió no 2º Encontro dos Prefeitos das cidades de Mauá, Ribeirão Pires, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá. Durante o evento foi assinada a minuta de lei específica elaborada em conjunto com o objetivo de proteger e recuperar os mananciais da bacia do Rio Guaió. O rio nasce no Parque da Gruta de Santa Luzia, entre o Jardim Itapeva e o Jardim Adelina.   

A proposta foi assinada e entregue ao presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e prefeito de Embu das Artes Francisco Brito pelo prefeito de Mauá, Donisete Braga, de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, de Suzano, Paulo Tokuzumi, e pelos representantes de Ferraz de Vasconcelos, o vice- prefeito José Izidro, e a secretária de Meio Ambiente de Poá, Claudete Canada.

A escolha de Mauá, berço das nascentes do próprio rio Guaió e do Tamanduateí para sediar esse encontro vem num momento estratégico para o município. Essa semana foi divulgada uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, onde dos 100 maiores municípios brasileiros, apenas 12 atendem integralmente os Planos Municipais de Saneamento Básico, que inclui ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbano e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Mauá dará outro passo importante a partir de 2015 com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em andamento no bairro Capuava, que irá tratar 100% do esgoto coletado na cidade. “A assinatura dessa lei específica é um passo efetivo de integração que visa trazer contribuição definitiva na questão fundiária, qualidade ambiental e desenvolvimento econômico. Vamos dar celeridade ao processo tendo em vista o seminário de prefeitos previsto para junho em Ferraz de Vasconcelos, e também trazer o Governo do Estado para essa discussão tão importante”, afirmou Donisete Braga.

Ele também explica que a aprovação traria ganhos a uma grande população. “Podem ser beneficiadas 1,5 milhão de pessoas, só em Mauá são cerca de 7 mil famílias”.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, Francisco Brito, se surpreendeu com a qualidade do estudo realizado. Chegou a dizer que se trata praticamente de um plano diretor para os cinco municípios. “Toda essa região está carente de leis específicas. Não estamos aqui para proibir nada, o importante é organizar. Precisamos aprender com os erros na elaboração da legislação da Billings e da Guarapiranga. Esse documento será enviado diretamente ao Comitê para que possamos agilizar os trâmites e protocolá-lo na Assembleia Legislativa de São Paulo até o final deste ano,” disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
09/05/2014 17:21


Outras Notícias

19/10/2017

Mauá premia vencedores do Concurso de Gastronomia

Melhores receitas foram anunciadas em noite de festa no Espaço Porcelana

19/10/2017

Mauá terá coleta solidária de alimentos em supermercados

Produtos não perecíveis serão arrecadados para o Banco de Alimentos

17/10/2017

Campus de medicina em Mauá está com inscrições abertas para 2018

Curso terá 50 vagas e duas bolsas integrais para moradores da cidade

16/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Esperança nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Itapeva, Itapark e proximidades

16/10/2017

Mauá tem variedade de eventos na Semana Mundial da Alimentação

Palestras, oficinas e feiras promovem alimentação saudável e sustentável

16/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Primavera nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Anchieta, São Jorge do Guapituba e proximidades

09/10/2017

Mauá promove qualificação para famílias de baixa renda

Prefeitura promove treinamentos para que beneficiários de projetos sociais possam incrementar renda familiar

16/10/2017

Mauá abre 580 vagas para curso à distância

Cursos têm duração de cinco meses e garantem certificado dado pelo Ministério da Educação

06/10/2017

Mauá tem 34 vagas de emprego

Maioria dos postos é para profissionais com Ensino Fundamental e para trabalhar na cidade

16/10/2017

Mauá garante catraca livre para idosos, deficientes e doentes crônicos

Acompanhantes também ganham o benefício de poder usar o ônibus municipal quantas vezes precisarem no mesmo dia