09/05/2014

Em Mauá, prefeituras se unem para preservar a Bacia do Rio Guaió
Grupo de trabalho integrado por cinco cidades elabora minuta de lei específica para a proteção e recuperação desse manancial

Evandro Oliveira/ PM

A proposta foi assinada e entregue ao presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

 

A Prefeitura de Mauá recebeu nesta sexta-feira, dia 9, representantes de cinco municípios cortados pelo Rio Guaió no 2º Encontro dos Prefeitos das cidades de Mauá, Ribeirão Pires, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá. Durante o evento foi assinada a minuta de lei específica elaborada em conjunto com o objetivo de proteger e recuperar os mananciais da bacia do Rio Guaió. O rio nasce no Parque da Gruta de Santa Luzia, entre o Jardim Itapeva e o Jardim Adelina.   

A proposta foi assinada e entregue ao presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e prefeito de Embu das Artes Francisco Brito pelo prefeito de Mauá, Donisete Braga, de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, de Suzano, Paulo Tokuzumi, e pelos representantes de Ferraz de Vasconcelos, o vice- prefeito José Izidro, e a secretária de Meio Ambiente de Poá, Claudete Canada.

A escolha de Mauá, berço das nascentes do próprio rio Guaió e do Tamanduateí para sediar esse encontro vem num momento estratégico para o município. Essa semana foi divulgada uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, onde dos 100 maiores municípios brasileiros, apenas 12 atendem integralmente os Planos Municipais de Saneamento Básico, que inclui ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbano e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Mauá dará outro passo importante a partir de 2015 com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em andamento no bairro Capuava, que irá tratar 100% do esgoto coletado na cidade. “A assinatura dessa lei específica é um passo efetivo de integração que visa trazer contribuição definitiva na questão fundiária, qualidade ambiental e desenvolvimento econômico. Vamos dar celeridade ao processo tendo em vista o seminário de prefeitos previsto para junho em Ferraz de Vasconcelos, e também trazer o Governo do Estado para essa discussão tão importante”, afirmou Donisete Braga.

Ele também explica que a aprovação traria ganhos a uma grande população. “Podem ser beneficiadas 1,5 milhão de pessoas, só em Mauá são cerca de 7 mil famílias”.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, Francisco Brito, se surpreendeu com a qualidade do estudo realizado. Chegou a dizer que se trata praticamente de um plano diretor para os cinco municípios. “Toda essa região está carente de leis específicas. Não estamos aqui para proibir nada, o importante é organizar. Precisamos aprender com os erros na elaboração da legislação da Billings e da Guarapiranga. Esse documento será enviado diretamente ao Comitê para que possamos agilizar os trâmites e protocolá-lo na Assembleia Legislativa de São Paulo até o final deste ano,” disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
09/05/2014 17:21


Outras Notícias

15/08/2018

Canteiro central da avenida Jacu-Pêssego recebe serviços de zeladoria

A previsão é de que o trabalho seja concluído até o dia 24 de agosto

15/08/2018

Mauá terá coleta solidária de alimentos em supermercados

Produtos não perecíveis serão arrecadados para o Banco de Alimentos

14/08/2018

Alunos do curso de Pedagogia assistem a primeira aula no Polo Mauá da Univesp

Auditório da E.M. Cora Coralina lotou de estudantes nessa segunda-feira, 13/8

14/08/2018

Mauá comemora Dia Mundial de Combate à Poluição

A ação foi realizada na manhã desta terça-feira

13/08/2018

Serviços de zeladoria chegam à avenida Jacu-Pêssego

13/08/2018

Feira de Adoção de Animais bate recorde em Mauá

Marca histórica se deu pelo aumento de divulgação e pela parceria entre as secretarias

13/08/2018

Mauá recebe 1º Festival de Churros nesse fim de semana

Evento acontecerá na Avenida Portugal e tem o apoio da Prefeitura da cidade

13/08/2018

Prefeitura de Mauá inicia reposição de material furtado na passarela central

A previsão é de que o trabalho seja concluído até o dia 23 de agosto

10/08/2018

Aula inaugural do Polo Univesp de Mauá será na segunda-feira, 13/8

10/08/2018

Dia Mundial de Combate à Poluição terá palestra em Mauá

Evento abordará o tema “Impactos ambientais causados por ações antrópicas”