06/05/2014

Orçamento Participativo de Mauá tem início pela região do Pq. das Américas
Durante as reuniões a população indica obras e serviços prioritários para Mauá que irão constar na peça orçamentária municipal de 2015

Evandro Oliveira/ PM

Saúde foi uma das prioridades apontadas na plenária da região do Parque das Américas

 

Na noite desta segunda-feira (05/05), a Escola Municipal Ana Augusta de Souza no Parque das Américas foi palco de mais um importante exercício de cidadania. O local recebeu a primeira plenária do Orçamento Participativo 2014, principal ferramenta de participação popular da Prefeitura de Mauá. 

Aproximadamente 100 pessoas ouviram as propostas do prefeito Donisete Braga e da equipe de governo e também puderam apresentar sugestões para serem inseridas na peça orçamentária para 2015. “Essa é uma forma democrática de ouvir a população. Precisamos pensar a cidade como um todo, mas o morador também vive o dia a dia e vê da janela da sua casa o buraco na rua que também é importante resolver”, explica o chefe do Executivo. 

Durante a plenária foram escolhidas as três prioridades regionais. A primeira é de saúde, como a ampliação das três UBSs da região (Parque das Américas, Jardim Santa Lídia e Jardim Flórida), aumento de vagas em creches e escolas, principalmente na própria Escola Municipal Ana Augusta de Souza, e ainda a recuperação de vielas e readequação dessas passagens com adaptação para portadores de deficiência. Como prioridade para a toda a cidade foi indicada a luta pela instalação da extensão da UFABC. 

Na ocasião, o público também escolheu os representantes da comunidade para o Conselho Municipal do Orçamento. De acordo com o decreto 7.941, de 30 de abril de 2014, o órgão tem entre outras funções deliberar sobre o projeto de lei orçamentária a ser enviado pelo Poder Executivo à Câmara Municipal, fiscalizar a execução orçamentária e deliberar sobre assuntos encaminhados para sua apreciação. 

O professor de educação física Adilson Rodrigues Martins foi eleito o titular com 35 votos. Morador há 46 anos no Parque das Américas, ele ficou feliz e aprova a participação popular como princípio básico da democracia. “Precisamos ajudar a decidir sobre tudo o que é pertinente para você, seu povo e sua cidade. Sempre lutei por isso e com esse empenho pretendo contribuir e fazer a minha parte”, declarou. 

A líder comunitária Marlene Vieira de Almeida Silva recebeu 29 votos e ficou como suplente. “Há 28 anos moro aqui e luto pelo meu bairro. Acho importante vir aqui e participar” comentou. 

O secretário de Relações Institucionais Rômulo Fernandes comemorou o resultado da primeira plenária. “Foi uma aula de democracia e espero que essa seja linha de pensamento para as próximas 12 plenárias. Essa participação é fundamental e fazemos de Mauá a cidade que queremos”, finalizou. 

A Plenária 2 do Orçamento Participativo será nesta terça-feira, a partir das 19 horas na Escola Municipal Terezinha Leardini Branco (Av. Presidente Castelo Branco, 1884, Jardim Zaíra). Podem participar os moradores dos jardins Zaíra 1, 2 e 3, Alto da Boa Vista, Macuco, Parque Boa Esperança, Parque Mohamed e Vila Abdouni.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/05/2014 10:10


Outras Notícias

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município