Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

30/04/2014

Mauá quer viabilizar lei específica da Bacia do Rio Guaió
Reuniões técnicas e sobrevoo de helicóptero servirão para elaborar minuta de projeto de lei

Evandro Oliveira/ PM

Objetivo foi realizar mapeamento completo dos 20 quilômetros de extensão do Rio Guaió

 

Na manhã desta quarta-feira (30), técnicos e secretários municipais de Mauá, Ribeirão Pires, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Poá se reuniram na Secretaria de Planejamento Urbano de Mauá após participar de sobrevoo de helicóptero pelo Rio Guaió, que nasce no Parque da Gruta de Santa Luzia, atravessa estes municípios e desagua no Rio Tietê.

O objetivo do encontro foi realizar mapeamento completo dos 20 quilômetros de extensão do Rio Guaió e recolher informações para a elaboração de uma minuta de projeto de lei estadual especificamente voltada a esta bacia hidrográfica.  A minuta deverá ser entregue ao presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, Francisco Brito, dia 9 de maio.

“Da mesma forma que existe a Lei Específica da Represa Billings, estamos trabalhando para viabilizar a aprovação da Lei Específica da Bacia do Rio Guaió pelo Governo do Estado”, explica o engenheiro Temístocles Clei Cardoso Cristofaro, assessor da Secretaria de Planejamento de Mauá. 

De acordo com Clei, a lei específica para o Guaió representa condição fundamental para que os municípios possam enfrentar uma série de desafios ambientais e demográficos. Esgotamento sanitário, poluição, desmatamento, assoreamento e ocupações irregulares consolidadas em regiões lindeiras são alguns dos problemas à espera de soluções. “A lei estadual atual é genérica e datada de 1976. Com a lei específica, cada município diretamente envolvido terá autonomia para atuar de acordo com as próprias necessidades”, observa Clei.       

Trata-se da sexta reunião realizada desde 19 de dezembro de 2013, data em que um encontro entre os prefeitos dos municípios pertencentes à Bacia do Rio Guaió, em Suzano, selou o início dos trabalhos. Além dos encontros presenciais, os técnicos têm interagido ativamente à distância, com troca de informações utilizadas para a elaboração do projeto de lei.

A sétima reunião dos técnicos está agendada para a próxima terça-feira (6), antes da entrega da minuta ao presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e prefeito de Embú das Artes, Francisco Brito. O evento está programado para o dia 9 de maio com a presença dos prefeitos, representantes do Consórcio Intermunicipal e da Associação dos Municípios do Alto Tietê (Amat), no auditório  do gabinete do prefeito Donisete Braga. Posteriormente, a minuta deverá ser apreciada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente antes de ser encaminhada ao Governo do Estado e Assembleia Legislativa.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
05/05/2014 17:00


Outras Notícias

19/10/2017

Mauá premia vencedores do Concurso de Gastronomia

Melhores receitas foram anunciadas em noite de festa no Espaço Porcelana

19/10/2017

Mauá terá coleta solidária de alimentos em supermercados

Produtos não perecíveis serão arrecadados para o Banco de Alimentos

17/10/2017

Campus de medicina em Mauá está com inscrições abertas para 2018

Curso terá 50 vagas e duas bolsas integrais para moradores da cidade

16/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Esperança nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Itapeva, Itapark e proximidades

16/10/2017

Mauá tem variedade de eventos na Semana Mundial da Alimentação

Palestras, oficinas e feiras promovem alimentação saudável e sustentável

16/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Primavera nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Anchieta, São Jorge do Guapituba e proximidades

09/10/2017

Mauá promove qualificação para famílias de baixa renda

Prefeitura promove treinamentos para que beneficiários de projetos sociais possam incrementar renda familiar

16/10/2017

Mauá abre 580 vagas para curso à distância

Cursos têm duração de cinco meses e garantem certificado dado pelo Ministério da Educação

06/10/2017

Mauá tem 34 vagas de emprego

Maioria dos postos é para profissionais com Ensino Fundamental e para trabalhar na cidade

16/10/2017

Mauá garante catraca livre para idosos, deficientes e doentes crônicos

Acompanhantes também ganham o benefício de poder usar o ônibus municipal quantas vezes precisarem no mesmo dia