07/04/2014

Defesa Civil captura abelhas, marimbondos, cobras e até gambás
Criado em outubro do ano passado, serviço preventivo registrou 29 ocorrências do tipo

Roberto Mourão/ PM

Ação foi implantada em outubro de 2013

 

Engana-se quem imagina que a atuação da Defesa Civil de Mauá está relacionada exclusivamente a ações preventivas no período das chamadas Chuvas de Verão. Além de monitorar índices pluviométricos e tomar medidas planejadas a fim de evitar vítimas de deslizamentos, a coordenadoria se dedica a um serviço menos comentado e igualmente importante: captura de abelhas, marimbondos e animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões.

Em uma cidade do porte de Mauá, com seus 450 mil habitantes, a incidência destes insetos e animais potencialmente danosos aos seres humanos enseja cuidados específicos por parte do poder público. Tanto que a Defesa Civil atendeu 29 ocorrências deste tipo desde outubro de 2013, quando o serviço foi oficialmente criado.

As informações são de Sérgio Moraes, coordenador da Defesa Civil de Mauá. Moraes conta que o serviço foi criado após a participação de 16 agentes em curso de qualificação que teve a participação do Instituto Butantã.

Ele comenta que a retirada de colmeias de abelhas e casas de marimbondos requer rigor de planejamento análogo ao das táticas de guerra: agentes precisam utilizar roupas de tecido grosso que lembram astronautas, as operações muitas vezes são realizadas durante a noite, quando abelhas e marimbondos encontram-se menos agressivos, e é preciso isolar ruas próximas para evitar que cidadãos comuns sejam prejudicados.

Afinal, para pessoas que são alérgicas a abelhas, bastam algumas ferroadas para trazer complicações graves e até a morte, por reação anafilática. Os trabalhos de retirada de uma colmeia de abelhas ou casa de marimbondos podem se estender por horas.

“Em relação à captura de abelhas a estratégia é identificar e isolar a rainha como forma de dominar as demais”, explica Moraes.

Em uma operação que pode ser classificada como exótica, a Defesa Civil foi acionada para retirar uma família de gambás alojada na laje de uma casa localizada no Jardim Zaíra. “Eram uma fêmea e quatro filhotes. Depois da retirada, que foi feita com muito cuidado para não trazer danos aos próprios animais, os soltamos na mata, em área de mananciais”, cita Moraes.

Para qualquer ocorrência relacionada à captura de marimbondos, abelhas, animais peçonhentos e outros, basta discar 199. Moraes contextualiza a nova especialização ao fortalecimento da Defesa Civil desde 2012. A Defesa Civil foi transformada em coordenadoria, com status de secretaria, ligada ao Gabinete do Prefeito, passou a contar com 23 agentes, teve sede transferida para o Jardim Zaira, mais estruturada e próxima das áreas de risco, e passou a contar com 15 pluviômetros para antecipar a ocorrência de chuvas.    

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
10/04/2014 11:21


Outras Notícias

24/04/2017

CPTR Móvel leva serviço de carteira de trabalho aos bairros

Miranda, Feital, Itaussu e Bandeirantes recebem van nos próximos dias; não é preciso agendar

20/04/2017

Programa de incentivo a leitura é sucesso em Mauá

50 livros são retirados diariamente; programa será expandido para outros terminais da cidade

20/04/2017

Mauá tem 34 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige Ensino Fundamental e é para cargos em Mauá

19/04/2017

Mauá debate o Plano de Mobilidade Urbana

Projeto orienta as políticas públicas que devem ser implementadas no setor pelos próximos anos

17/04/2017

Mauá oferece 21 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos na cidade

17/04/2017

Mauá abre pré-matrícula para curso de Imagem Pessoal

quem se cadastrou no site do via rápida e recebeu telegrama poderá fazer aulas de cabeleireiro, manicure, pedicure e maquiagem

17/04/2017

Mauá começa vacinação contra Influenza

Prefeitura deve vacinar 104 mil pessoas neste ano

18/04/2017

Mauá realiza audiência pública para debater o Plano de Mobilidade Urbana

Evento será quarta-feira (19/4), no Centro de Formação de Professores

18/04/2017

CPTR Móvel atende Oratório e Magini nesta semana

Emissão de Carteira de Trabalho e intermediação de mão de obra são oferecidos pela equipe da van

11/04/2017

Mauá começa Campanha do Pescado

De terça a sexta-feira, feirantes oferecem peixes a preço popular em seis pontos