Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

17/03/2014

Mauá sedia a 1ª Conferência Intermunicipal de Defesa Civil do Grande ABC
Evento levou cerca de 280 participantes ao Teatro Municipal em 14 e 15 de março

Roberto Mourão/ PM

Princípios e diretrizes destas discussões serão levados para a conferência estadual

 


Nos dias 14 e 15 de março, Mauá sediou a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC, promovida pelo Consórcio Intermunicipal. O evento sediado no Teatro Municipal teve o objetivo de promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relativas à defesa civil na região. Além disso, a Conferência Intermunicipal preparou os sete municípios do Grande ABC para a 1ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, a ser realizada em abril.

O evento reuniu autoridades municipais e regionais, representantes do legislativo, da Polícia Militar e do Governo do Estado.

Em seu pronunciamento durante a abertura realizada na noite de sexta-feira, o prefeito Donisete Braga ressaltou a integração regional e destacou a ênfase conferida à Defesa Civil em Mauá durante sua gestão. “A Defesa Civil ganhou status de secretaria, foi transformada em Coordenadoria diretamente ligada ao Gabinete. Além disso, teve a sede transferida para o Jardim Zaíra, na proximidade das áreas mais afetadas. E passamos a contar com 15 pluviômetros para monitorar a ocorrência de chuvas a fim de adotar ações preventivas”, destacou o chefe do Executivo. 

O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal, Luís Paulo Bresciani, fez breve retrospecto dos avanços na esteira da entidade que representa. “Com a criação do Grupo de Trabalho de Defesa Civil em 2010, o Consórcio Intermunicipal tem investido recursos em monitoramento, viaturas, capacitação, captação de recursos para estabilização de encostas e contratação de trabalhos técnicos como o mapa de risco recentemente realizado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)”, destacou Bresciani, referindo-se ao levantamento que indicou a existência de 630 moradias em áreas de altíssimo risco na região, cujas famílias estão sendo notificadas e removidas.

“Estamos felizes de estar no Grande ABC não por conta de algum deslizamento, mas pela elaboração de agenda conjunta em prol de ações preventivas em âmbito regional”, apontou o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Marco Aurélio Alves Pinto.

Também participaram da mesa de abertura o deputado federal Hélcio Silva e o vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar, além de representantes da Polícia Militar/Corpo de Bombeiros e coordenadores de Defesa Civil dos sete municípios da região, incluindo Sérgio Moraes, de Mauá.

Ainda na noite de sexta-feira, o professor doutor e geólogo da Universidade Federal do ABC, Fernando Nogueira, deu palestra sobre novos paradigmas em proteção e defesa civil. No sábado, cerca de 280 participantes se dividiram em quatro grupos para discutirem sobre os seguintes temas: gestão integrada de riscos e resposta a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil; gestão do conhecimento em proteção e defesa civil; e mobilização e promoção da cultura de proteção e defesa civil em busca de cidades resilientes.

Princípios e diretrizes destas discussões serão levados para a conferência estadual marcada para os dias 12 e 13 de abril no Palácio dos Bandeirantes.

Aprovação de regimento e eleição de delegados para a conferência estadual também integraram a programação.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
17/03/2014 16:19


Outras Notícias

16/01/2018

Prefeitura entrega mais 60 novos ônibus

Esta é a segunda parte do lote de 100 veículos zero-quilômetro anunciados em dezembro

15/01/2018

Quase 100 vagas de emprego são disponibilizadas no CPTR de Mauá

Metade das oportunidades são destinadas aos candidatos com Ensino Médio completo

12/01/2018

Hospital Nardini amplia conceito de humanização na Maternidade

Em 2017, taxa de episiotomia no equipamento de saúde de Mauá baixou 24% na comparação com 2016, seguindo tendência de evitar riscos à mulher

10/01/2018

Poupatempo Animal chega a 2 mil atendimentos

Serviço itinerante leva cuidados veterinários a um bairro diferente por semana

08/01/2018

CPTR inicia ano com 60 vagas de emprego

Dez oportunidades são reservadas para pessoas portadoras de deficiência

18/12/2017

CPTR de Mauá disponibiliza 35 vagas de empregos

Centro Público de Trabalho e Renda do município fica localizado na Vila Bocaina

18/12/2017

Mauá lança aplicativo para pagamento da Zona Azul

Sistema possibilita compra de horas de estacionamento por meio do cartão de crédito

15/12/2017

Gruta de Santa Luzia terá horário de funcionamento ampliado

Com reforço na Segurança, parque passará a ficar aberto das 6h às 19h a partir de março

13/12/2017

Prefeito assina convênio para garantir trânsito mais seguro

Parceria com o governo de São Paulo prevê liberação de recursos para execução de melhorias viárias

11/12/2017

CPTR de Mauá disponibiliza 43 vagas de emprego

São oferecidas 20 oportunidades para operador de empilhadeira em empresa de Mauá