17/03/2014

Mauá sedia a 1ª Conferência Intermunicipal de Defesa Civil do Grande ABC
Evento levou cerca de 280 participantes ao Teatro Municipal em 14 e 15 de março

Roberto Mourão/ PM

Princípios e diretrizes destas discussões serão levados para a conferência estadual

 


Nos dias 14 e 15 de março, Mauá sediou a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC, promovida pelo Consórcio Intermunicipal. O evento sediado no Teatro Municipal teve o objetivo de promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relativas à defesa civil na região. Além disso, a Conferência Intermunicipal preparou os sete municípios do Grande ABC para a 1ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, a ser realizada em abril.

O evento reuniu autoridades municipais e regionais, representantes do legislativo, da Polícia Militar e do Governo do Estado.

Em seu pronunciamento durante a abertura realizada na noite de sexta-feira, o prefeito Donisete Braga ressaltou a integração regional e destacou a ênfase conferida à Defesa Civil em Mauá durante sua gestão. “A Defesa Civil ganhou status de secretaria, foi transformada em Coordenadoria diretamente ligada ao Gabinete. Além disso, teve a sede transferida para o Jardim Zaíra, na proximidade das áreas mais afetadas. E passamos a contar com 15 pluviômetros para monitorar a ocorrência de chuvas a fim de adotar ações preventivas”, destacou o chefe do Executivo. 

O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal, Luís Paulo Bresciani, fez breve retrospecto dos avanços na esteira da entidade que representa. “Com a criação do Grupo de Trabalho de Defesa Civil em 2010, o Consórcio Intermunicipal tem investido recursos em monitoramento, viaturas, capacitação, captação de recursos para estabilização de encostas e contratação de trabalhos técnicos como o mapa de risco recentemente realizado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)”, destacou Bresciani, referindo-se ao levantamento que indicou a existência de 630 moradias em áreas de altíssimo risco na região, cujas famílias estão sendo notificadas e removidas.

“Estamos felizes de estar no Grande ABC não por conta de algum deslizamento, mas pela elaboração de agenda conjunta em prol de ações preventivas em âmbito regional”, apontou o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Marco Aurélio Alves Pinto.

Também participaram da mesa de abertura o deputado federal Hélcio Silva e o vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar, além de representantes da Polícia Militar/Corpo de Bombeiros e coordenadores de Defesa Civil dos sete municípios da região, incluindo Sérgio Moraes, de Mauá.

Ainda na noite de sexta-feira, o professor doutor e geólogo da Universidade Federal do ABC, Fernando Nogueira, deu palestra sobre novos paradigmas em proteção e defesa civil. No sábado, cerca de 280 participantes se dividiram em quatro grupos para discutirem sobre os seguintes temas: gestão integrada de riscos e resposta a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil; gestão do conhecimento em proteção e defesa civil; e mobilização e promoção da cultura de proteção e defesa civil em busca de cidades resilientes.

Princípios e diretrizes destas discussões serão levados para a conferência estadual marcada para os dias 12 e 13 de abril no Palácio dos Bandeirantes.

Aprovação de regimento e eleição de delegados para a conferência estadual também integraram a programação.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
17/03/2014 16:19


Outras Notícias

23/05/2019

COMUNICADO OFICIAL

Cancelamento da Festa Junina

22/05/2019

Mauá realiza primeiro evento em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd

Encontro deve reunir cerca de 1500 pessoas neste domingo (26/5)

22/05/2019

CPTR de Mauá oferece 10 vagas de emprego

São oito oportunidades para candidatos com ensino médio completo

21/05/2019

Nova unidade do 'Padaria Artesanal' começa a funcionar no CRAS Macuco

Curso já tem 40 inscritos e fila de espera

20/05/2019

Moradores que sofreram com as chuvas podem sacar o FGTS

Cinco bairros de Mauá tem o benefício liberado a partir desta segunda-feira (20)

17/05/2019

Biblioteca Cecília Meireles triplica número de visitas desde o início do ano

Local possui espaço infantil, troca livros e obras em Braille

15/05/2019

Defesa Civil de Mauá realiza curso sobre áreas de risco em escolas municipais

Milhares de alunos serão capacitados a ajudar as comunidades na época de chuva

09/05/2019

Prefeitura de Mauá inicia campanha de adoção de animais nas redes sociais

Cachorros e gatos resgatados que sofreram abandono estão à espera de um lar permanente

09/05/2019

Secretaria de Segurança Alimentar realiza reunião sobre programas alimentares

Evento será nesta quinta-feira (9) aberto a toda sociedade, no prédio da Secretaria de Educação

06/05/2019

Mauá imunizou quase 7.500 pessoas contra a gripe no Dia D

Até o momento, mais de 50% da meta de vacinação já foi atingida na cidade