17/03/2014

Mauá debate saúde mental e experiência de catadores em conferência regional
Cidade apresenta ações e experiências da implantação da política de trabalho e renda

Divulgação

A Conferência Temática Regional é uma etapa da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária

 

Mais de 150 representantes de empreendimentos solidários das cidades do Grande ABC e da Baixada Santista reuniram-se, nesta sexta-feira (14/03), no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, no centro de Mauá, para participar da Conferência Temática Regional. O encontro debateu a saúde mental e as experiências do movimento de catadores no âmbito da Economia Solidária.

 

O evento contou com a presença do prefeito Donisete Braga, do secretário de Trabalho e Renda Marcelo Lucas Pereira, da representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Cida Reis, do Fórum Regional de Economia Solidária do ABC, representado por Noé Cazetta, e do presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Mauá (Coopercata) e liderança do movimento nacional de catadores, Armando Octaviano Junior. Presente na abertura, o prefeito Donisete Braga cumprimentou os participantes da conferência e acompanhou o credenciamento.

 

Segundo o secretário de Trabalho e Renda Marcelo Lucas Pereira, a forma como a cidade coloca em prática toda a política de trabalho rendeu ao município um convite do Ministério do Trabalho para representar, junto com a cidade de Cuiabá-MT, todos os municípios do país no grupo de trabalho que discute a criação do Sistema Único do Trabalho (SUT), popularmente conhecido como o SUS do Trabalho e Renda. “Criamos o conselho municipal com participação de diversas secretarias para integrar toda a política oferecida por Mauá”, explicou.

 

Mauá aprovou, em 2013, a Lei municipal que criou o Conselho Municipal de Economia Solidária, que deverá estar em funcionamento até o fim de abril. “Criamos também a primeira incubadora pública itinerante do Brasil, junto com o governo federal, que será formada por uma equipe técnica da USP (Universidade de São Paulo) e deverá estar nas ruas em breve, além contratar a Coopercata para implantar a coleta seletiva e um programa de educação ambiental”, relatou.

 

Após a abertura, os participantes assistiram três palestras, sendo os temas: saúde mental no âmbito da Economia Solidária, potencial para geração de renda com catadores organizados e diagnóstico da coleta seletiva no ABC, com Ana Galluzzi, Jutta Gutberlet e Carlos Henrique, respectivamente.

 

A Conferência Temática Regional é uma etapa da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), com o tema "Construindo uma Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável", que acontecerá entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília.

 

Atendimento

A Coordenadoria de Economia Solidária (EcoSol) de Mauá está localizada no Centro Público de Trabalho e Renda, na Rua Manoel Pedro Junior, 45, próximo à Praça da Bíblia. O telefone para contato é 4514-6141. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
17/03/2014 11:35


Outras Notícias

13/09/2019

Guarda Civil Municipal de Mauá ganha viaturas e armamentos novos

Três carros e 30 armas foram entregues nesta manhã (13/9) à corporação

13/09/2019

CPTR de Mauá tem 57 vagas abertas em toda a região

Algumas das oportunidades são para pessoas com deficiência

10/09/2019

Centro Público de Economia Solidária volta a funcionar em Mauá

Prefeitura revitaliza o espaço que reabre nesta sexta-feira (13) no Jardim Sonia Maria

06/09/2019

Central de Cadastro Único mauaense muda de endereço

O atendimento será suspenso temporariamente durante a mudança, mas os moradores podem buscar mais informações de serviços nos CRAS de suas regiões

06/09/2019

CPTR Mauá tem 106 vagas abertas em toda a região

Há vagas que não pedem experiência

06/09/2019

Prefeitura abre Consulta Pública para revisão do Plano Municipal de Saneamento

Material ficará disponível pelos próximos 18 dias

02/09/2019

Prefeitura de Mauá realiza ações na unidade escolar durante Setembro Amarelo

Escola tem papel importante na prevenção ao suicídio

03/09/2019

Mauá abre inscrições para 5º Concurso de Gastronomia

Entidades sociais, beneficiários de programas sociais e merendeiras da rede Municipal de Ensino podem participar da competição

02/09/2019

Pré-conferências Municipais de Assistência Social acontecem em Mauá

Usuários e Trabalhadores discutem pontos do SUAS

30/08/2019

Mauá promove ciclo de reflexões com temas atuais

Primeiro evento acontece nesta sexta-feira (30), às 19h, no Teatro Municipal