07/03/2014

Dia Internacional da Mulher é marcado por diversas atividades em Mauá
Comemorações contaram com palestra da psicóloga Rachel Moreno, além de apresentação de dança, música, mesa redonda e stands no Paço Municipal

Roberto Mourão/ PM

Servidoras recebem homenagem pelo Dia Internacional da Mulher

 

Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo sábado, dia 8, a Prefeitura de Mauá promove nesta semana série de eventos voltados às servidoras da cidade. Na quinta-feira, 6, foi realizado no Paço Municipal um evento organizado pelas secretarias de Cidadania e Ação Social, Saúde, Educação, Trabalho e Renda, Planejamento e Administração, com apoio do Conselho Municipal da Mulher.

Foram instaladas na entrada da Prefeitura três barracas das secretarias de Saúde e Cidadania e Ação Social. O Centro de Referência da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente atendeu servidoras e público em geral, orientando sobre saúde, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e fornecendo preservativos. Equipe da Saúde estava a postos para realizar e agendar exames de prevenção como papanicolau e mamografia. Além disso, duas educadoras do Mauá de Bem com a Vida passaram por todos os andares do Paço, divulgando o trabalho do programa que oferece série de atividades físicas nas UBSs.

Homenagem - O ponto alto, no saguão do prédio, foi a homenagem a dez servidoras de várias áreas da administração, representando todas as mulheres que trabalham na Prefeitura e que são a grande maioria dos funcionários da cidade: 68%. “Todos os atos dessa semana têm o objetivo de refletir sobre o papel da mulher em nossa sociedade. Essas homenagens não significam que elas já tenham atingido o lugar que merecem. Pelo contrário, reconhecemos que as mulheres devem continuar a abrir alas e ocupar espaços, e saudamos aquelas que têm jornada dupla e às vezes tripla de trabalho”, observou o prefeito Donisete Braga.

Segurando o vaso de flores que recebeu do prefeito, Maria Carmem Tullio, diretora da Escola Municipal Carolina Moreira da Silva, no Jardim Oratório, ficou muito emocionada com a homenagem. “Me disseram para vir assistir,  eu não esperava. Nós mulheres somos guerreiras, mas essas coisas nos tocam muito. Adorei”, comentou ela, que trabalha na Administração municipal desde 1988.

Até mulheres que não eram funcionárias e estavam de passagem pela Prefeitura aprovaram o evento. Maria Inês Roque esteve no Paço com a neta, Sara, de 7 anos, para resolver problemas particulares. “Quando cheguei aqui encontrei essa homenagem maravilhosa para as mulheres. A gente se sente amada quando recebe esse tipo de carinho”, comentou. As atividades incluíram ainda participação do grupo Seresteiros de Diadema, que fez uma bela apresentação musical na Central de Atendimento do Paço Municipal.

Já nesta sexta-feira, dia 7, as celebrações prosseguiram com distribuição de bolo ao funcionalismo e ato sediado no Teatro Municipal de Mauá. Além de mesa redonda sobre o tema Movimento de Mulheres – os avanços e desafios, sob a coordenação de Maria Elisabeth Rosa dos Santos, membro do Conselho da Mulher, a cerimônia contou com palestra da psicóloga Rachel Moreno.

Rachel é especializada em sexualidade humana e dinâmica do movimento expressivo pelo Instituto Sedes Sapientiae e pós-graduada em sociedade e meio ambiente (FESPSP). Rachel é fundadora da Organização Não Governamental (ONG) Observatório da Mulher, e autora dos livros “A Beleza Impossível – mulher, mídia e consumo” e “A imagem da mulher na mídia: controle social comparado”. Na ocasião, também houve apresentação do Grupo de Dança Robson Negão, coreógrafo e professor das Oficinas Culturais da Prefeitura, e da Banda Lyra de Mauá.

Donisete Braga destacou o papel cada vez maior da população feminina no cenário nacional. “Muito já se conquistou, mas temos consciência de que ainda há muito a se avançar. Tenho plena consciência da importância da mulher em nossa administração, prova disso é que temos sete secretárias municipais e 68% dos servidores do nosso governo pertencem ao público feminino”, sublinhou.

Para a secretária de Cidadania e Ação Social, Sonia Aparecida de Souza Braga, a data marca a luta das mulheres do município e do mundo para igualar as condições sociais e econômicas entre homens e mulheres. “A maior parte de nós tem dupla ou tripla jornada, somos mães, trabalhadoras e estudantes, que se desdobram para desenvolver múltiplas tarefas. Em Mauá, a Prefeitura tem esse olhar especial para a mulher e temos uma expressiva participação de trabalhadoras, principalmente em pastas como a Saúde, a Educação e Cidadania e Ação Social”, citou.   Sonia prestou ainda uma homenagem a lideranças da cidade e a outras personalidades do país e de outras nações.

Participaram a presidenta do Conselho Municipal da Mulher, Maria Socorro Pereira Miranda, e as secretárias de Cidadania e Ação Social, Sônia Aparecida de Souza Braga, de Administração e Modernização, Eliana Henrique da Silva, de Educação, Lairce Rodrigues Aguiar, de Meio Ambiente, Cássia Rubinelli, e de Saúde, Célia Cristina Pereira Bortoletto.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
07/03/2014 17:57


Outras Notícias

14/11/2019

Confira o que abre e fecha em Mauá no feriado da Proclamação da República

14/11/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

30/10/2019

Prefeitura de Mauá apoia corridas de rua para conscientização de doenças

Alerta são relacionados ao de próstata

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro

09/10/2019

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017

08/10/2019

Mauá define os novos conselheiros tutelares

Município registrou mais de 23 mil votos, que elegeram 15 titulares, sendo que seis renovaram o mandato

03/10/2019

Saiba quem são os 15 finalistas do 5º Concurso de Gastronomia de Mauá

Evento promove a alimentação saudável, econômica e sustentável

30/09/2019

Mauá abre cerca de 4 mil vagas para crianças até 5 anos

Pais podem fazer a inscrição dos filhos, entre zero e cinco anos, em qualquer uma das 44 escolas municipais

27/09/2019

Prefeitura de Mauá realiza iniciativas sustentáveis na cidade

Ações reúnem mudanças significativas em parques municipais, preservação da biodiversidade e melhoria na qualidade do ar