24/02/2014

Pré-conferência promove debate sobre prevenção e atendimento em áreas de risco
Objetivo é elaborar propostas para 1ª Conferência Regional e para o debate em âmbito nacional

Evandro Oliveira/ PM

Proposta é promover e fortalecer a participação, controle social e integração das políticas públicas

 

A pré-conferência de Defesa Civil, realizada neste sábado (22), reuniu importantes segmentos sociais na plenária realizada no auditório do Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, em Mauá. O encontro é preparatório para a 1ª Conferência Regional, convocada pelo Consórcio do Grande ABC e que será sediada por Mauá, nos dias 14 e 15 de março, no Teatro Municipal.

Foram, aproximadamente, 150 participantes que representaram secretarias municipais, Núcleo de Defesa Civil do Jardim Sonia e Silvia Maria, Associação Estrela Azul, Associação para o Desenvolvimento da Habitação (Adehab), Associação Fraternidade Mauaense  e associações de moradores dos Jardins Zaíra, Canadá, Sampaio Vidal, Adelina, Nova Pajussara e Pajussara, entre outras. A proposta do encontro é promover e fortalecer a participação e controle social e a integração das políticas públicas relacionadas.

Os eixos debatidos foram gestão integrada de riscos e prevenção; integração de políticas públicas; conhecimento em proteção e defesa civil; e mobilização. Os debates abordaram questões como: a construção da capacidade institucional, para garantir a redução de riscos de desastres; conhecimento dos próprios riscos: identificar, avaliar e monitorar os riscos de desastres e melhorar os alertas e alarmes; utilizar conhecimento, inovação e educação para construir uma cultura de segurança e resiliência em todos os níveis; diminuir os fatores subjacentes ao risco por meio do planejamento do uso e ocupação do solo, e de medidas ambientais, sociais, e econômicas; fortalecer a preparação para desastres para uma resposta efetiva em todos os níveis.

Em resposta ao questionamento do representante do Jardim Camila sobre despejos irregulares, revitalização de áreas verdes e de risco, o coordenador, Sergio Moraes, explicou que a equipe ‘Vigilantes da Cidade’ passa a integrar a Defesa Civil e será responsável pela fiscalização e monitoramento para prevenir ocupações e invasões e os riscos provenientes destas. As soluções serão apresentadas em conjunto com a sociedade civil e setores técnicos da Prefeitura.

Os participantes foram comunicados também sobre as medidas tomadas pela Prefeitura para prevenir ocorrências e mortes, as condições das áreas vulneráveis  do município e como identificar riscos  em caso de fortes chuvas ou estiagem.  Moraes informou sobre o empenho da cidade em buscar recursos federais, como do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), para obras de contenção de encostas e prevenção de alagamentos, drenagem, equipamentos, suprimentos e formação para a equipe de Defesa Civil, entre outros.

Para a próxima conferência, Mauá apresentará propostas como a necessidade de priorizar a construção de moradias para desocupação das áreas de risco. Investimentos em tecnologia para um sistema de alerta para a comunidade e ampliar formação para a equipe também são propostas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
24/02/2014 10:49


Outras Notícias

18/07/2019

Mauá terá coleta solidária de alimentos

Iniciativa acontece neste sábado (20) em três mercados da cidade

16/07/2019

Jovem de Mauá compete em etapa mundial de Atletismo na Suíça

Com apenas 19 anos, Crystoffer Firmino está entre os 12 paratletas brasileiros que participam da Competição Mundial de Jovens de Atletismo

15/07/2019

Prefeitura de Mauá inicia coleta de óleo de cozinha em 12 pontos

Parceria com Projeto Olho Vivo evita descarte de óleo na natureza

12/07/2019

CPTR oferece 30 vagas de emprego

O serviço do CPTR Móvel terá atendimento especial com Sebrae

11/07/2019

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 29 anos

Mauá realiza semana de reflexões sobre a legislação

10/07/2019

Vacinação de BCG em Mauá será centralizada

A medida é por pouco tempo, mas as mães e pais devem estar atentos aos locais de vacinação

05/07/2019

Iluminação pública de Mauá é referência para cidade do Mato Grosso

Município de Sorriso inspira-se na Parceria Público-Privada que modernizou o sistema de luzes das ruas mauaenses

05/07/2019

Prefeitura de Mauá resgata convênio de R$ 44 milhões com governo federal

Aporte será usado na contenção de encostas de alto risco

05/07/2019

Confira o que abre e fecha em Mauá no feriado da Revolução Constitucionalista

Programe-se para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado

04/07/2019

Mauá entrega ambulâncias recebidas dos governos federal e estadual

Os oito veículos devem começar a circular pela cidade a partir desta quinta-feira (4)