Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

24/02/2014

Pré-conferência promove debate sobre prevenção e atendimento em áreas de risco
Objetivo é elaborar propostas para 1ª Conferência Regional e para o debate em âmbito nacional

Evandro Oliveira/ PM

Proposta é promover e fortalecer a participação, controle social e integração das políticas públicas

 

A pré-conferência de Defesa Civil, realizada neste sábado (22), reuniu importantes segmentos sociais na plenária realizada no auditório do Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, em Mauá. O encontro é preparatório para a 1ª Conferência Regional, convocada pelo Consórcio do Grande ABC e que será sediada por Mauá, nos dias 14 e 15 de março, no Teatro Municipal.

Foram, aproximadamente, 150 participantes que representaram secretarias municipais, Núcleo de Defesa Civil do Jardim Sonia e Silvia Maria, Associação Estrela Azul, Associação para o Desenvolvimento da Habitação (Adehab), Associação Fraternidade Mauaense  e associações de moradores dos Jardins Zaíra, Canadá, Sampaio Vidal, Adelina, Nova Pajussara e Pajussara, entre outras. A proposta do encontro é promover e fortalecer a participação e controle social e a integração das políticas públicas relacionadas.

Os eixos debatidos foram gestão integrada de riscos e prevenção; integração de políticas públicas; conhecimento em proteção e defesa civil; e mobilização. Os debates abordaram questões como: a construção da capacidade institucional, para garantir a redução de riscos de desastres; conhecimento dos próprios riscos: identificar, avaliar e monitorar os riscos de desastres e melhorar os alertas e alarmes; utilizar conhecimento, inovação e educação para construir uma cultura de segurança e resiliência em todos os níveis; diminuir os fatores subjacentes ao risco por meio do planejamento do uso e ocupação do solo, e de medidas ambientais, sociais, e econômicas; fortalecer a preparação para desastres para uma resposta efetiva em todos os níveis.

Em resposta ao questionamento do representante do Jardim Camila sobre despejos irregulares, revitalização de áreas verdes e de risco, o coordenador, Sergio Moraes, explicou que a equipe ‘Vigilantes da Cidade’ passa a integrar a Defesa Civil e será responsável pela fiscalização e monitoramento para prevenir ocupações e invasões e os riscos provenientes destas. As soluções serão apresentadas em conjunto com a sociedade civil e setores técnicos da Prefeitura.

Os participantes foram comunicados também sobre as medidas tomadas pela Prefeitura para prevenir ocorrências e mortes, as condições das áreas vulneráveis  do município e como identificar riscos  em caso de fortes chuvas ou estiagem.  Moraes informou sobre o empenho da cidade em buscar recursos federais, como do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), para obras de contenção de encostas e prevenção de alagamentos, drenagem, equipamentos, suprimentos e formação para a equipe de Defesa Civil, entre outros.

Para a próxima conferência, Mauá apresentará propostas como a necessidade de priorizar a construção de moradias para desocupação das áreas de risco. Investimentos em tecnologia para um sistema de alerta para a comunidade e ampliar formação para a equipe também são propostas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
24/02/2014 10:49


Outras Notícias

15/12/2017

Gruta de Santa Luzia terá horário de funcionamento ampliado

Com reforço na Segurança, parque passará a ficar aberto das 6h às 19h a partir de março

13/12/2017

Prefeito assina convênio para garantir trânsito mais seguro

Parceria com o governo de São Paulo prevê liberação de recursos para execução de melhorias viárias

11/12/2017

CPTR de Mauá disponibiliza 43 vagas de emprego

São oferecidas 20 oportunidades para operador de empilhadeira em empresa de Mauá

11/12/2017

Parlapatões e Ailton Graça marcam reabertura do Teatro Municipal

Equipamento foi inaugurado em 2001 e ficou fechado por aproximadamente quatro anos

15/12/2017

Parque da Gruta de Santa Luzia é reinaugurado

Espaço de lazer ganhou novos ares com playground, academia ao ar livre, melhoria na sinalização e recomposição das trilhas, entre outras ações

09/12/2017

Mauá entrega FIEC e mais duas escolas municipais

Com os novos equipamentos, Prefeitura abre quase 1.000 vagas em educação infantil e creche

08/12/2017

No aniversário de Mauá, Prefeitura entrega PS do Nardini

Administração municipal também inaugurou o Pronto Atendimento Infantil na Vila Assis

06/12/2017

Prefeitura entrega novos equipamentos para a Segurança

Administração municipal inaugurou base 24h da GCM e central de monitoramento por câmeras

04/12/2017

Prefeitura inicia entrega de 100 ônibus zero-quilômetro

Entrega dos veículos faz parte da programação especial de aniversário da cidade

04/12/2017

No CPTR de Mauá, 39 vagas são disponibilizadas para a semana

Oportunidades são para trabalhar em Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Mogi das Cruzes