12/02/2014

Prefeito vistoria obras do CEU das Artes e Esportes do Parque das Américas
A quadra poliesportiva foi totalmente coberta, estão sendo instalados o piso e o fechamento lateral, e em execução a instalação elétrica e hidráulica dos dois prédios.

Gil Sobrinho

O equipamento será estruturado para integrar atividades e serviços culturais e práticas esportivas

Mauá ganhará este ano o primeiro Centro das Artes e Esportes Unificados do Parque das Américas (CEU) do Grande ABC. Iniciado em março de 2013, o equipamento público será estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. A entrega está prevista para o primeiro semestre.

Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito Donisete Braga vistoriou a obra acompanhado dos secretários de Obras, Luiz Carlos Teophilo, e de Cultura, Esporte e Lazer, Waldir Luiz da Silva. Aproximadamente 60% da edificação está concluída. Os recursos são provenientes do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 no Eixo Comunidade Cidadã. O investimento é de aproximadamente R$ 2,7 milhões e a contrapartida da Prefeitura é a cessão do terreno, localizado em área de 3 mil m² e a manutenção das instalações e serviços. 

Nesta etapa das intervenções, a quadra poliesportiva foi totalmente coberta, estão sendo instalados o piso e o fechamento lateral, em execução a instalação elétrica e hidráulica dos dois prédios do complexo um vai abrigar o CRAS e o outro terá biblioteca, sala de informática e anfiteatro para 52 pessoas. A parte de alvenaria já está praticamente toda concluída, restando o acabamento. Já a pista de skate está 50% concluída. 

Para o prefeito Donisete Braga, o bairro populoso é carente de áreas de lazer e cultura e o CEU será uma referência em educação, inclusão social e cultura. “Será uma grande alternativa para recuperar a juventude e proporcionar relações de convivência e boas práticas”, destaca.

Participação cidadã - Ao longo do segundo semestre de 2013, a Administração, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, realizou 14 encontros para capacitar a comunidade daquela região com o objetivo de preparar a gestão compartilhada do espaço. Também já foram nomeados os integrantes do Conselho Gestor do CEU, constituído por oito titulares e oito suplentes, indicados pelo Poder Público e pela Sociedade Civil.

Esses representantes terão o papel de colaborar na preservação do equipamento, além de sugerir projetos de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital a serem implantados no local.

Além disso, foram capacitados agentes comunitários e servidores públicos para gestão do equipamento, elaborado o Plano de Gestão, visando planejamento de gestão da unidade a médio e longo prazos, constituído o Grupo Gestor, composto por membros da comunidade, de entidades e do poder público local, e planejada a execução da ação de intervenção no edifício que enfatize a identidade local.

Para o conselheiro do CEU, Marcio Coelho Batista, o bairro e a cidade precisavam de um espaço assim como forma de reforçar a descentralização das atividades culturais. “Esse equipamento irá ampliar o acesso a cultura, esportes e cursos profissionalizantes, entre outras atividades. Podemos pensar, por exemplo, em ofertar cursos de marceneiro, eletricista e tapeceiro, entre outros, aos jovens de menor poder aquisitivo”, disse.  O administrador, que também é músico erudito, espera em breve poder apresentar propostas de projetos musicais aos usuários do CEU.   

Já a conselheira Rosilda Celestina da Silva afirma que a gestão compartilhada é o caminho certo. Moradora do Parque das Américas há 20 anos, a pensionista está confiante no projeto. “Aqui vivem muitos jovens e idosos com bastante tempo ocioso, muitos caem em depressão, e acredito que o CEU vai resolver esse problema à medida que irá promover a convivência social e familiar entre as diversas faixas etárias. Pela primeira vez participo de algo assim”, declara.    

Dando continuidade às ações previstas dentro do projeto do CEU, a Prefeitura também já promoveu as seguintes oficinas: memória fotográfica, teatro, sensibilização acerca do projeto, gestão compartilhada e economia criativa. Tais atividades reuniram cerca de 200 moradores do Parque das Américas e tiveram por finalidade criar interlocução e diálogo direto com a comunidade do entorno.

As oficinas efetuadas em entidades como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Cultural Dona Leonor e Casa Matheus trabalharam o pertencimento do bairro, respeitando sua identidade, tradição e memória, bem como as ações da juventude e de ocupação simbólica. A intenção foi criar mecanismos e ferramentas de participação popular.                

Serviço - Localizado entre as ruas América do Sul e América do Norte, o Centro
das Artes e Esportes Unificados está sendo erguido em área de 3 mil m² e terá dois edifícios com capacidade diária de atendimento para cerca de mil pessoas. Os prédios contarão com CRAS, salas multiuso, telecentro, cineteatro, auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, aparelhos de ginástica, playground e pista de caminhada.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
17/02/2014 19:14


Outras Notícias

28/04/2017

Prefeitura retoma monitoramento por câmeras de Segurança

Sistema estava paralisado desde 2016 por falta de manutenção dos equipamentos

28/04/2017

Mauá traz entretenimento para família no Dia do Trabalho

Prefeitura prepara evento com qualificação, feira de artesanato e gastronômica e muita música

27/04/2017

Mauá arrecada alimentos para vítimas das chuvas

Show no Parque da Juventude conseguiu uma tonelada de alimentos que ajudarão moradores do Capuava e do Santa Cecília

24/04/2017

CPTR Móvel leva serviço de carteira de trabalho aos bairros

Miranda, Feital, Itaussu e Bandeirantes recebem van nos próximos dias; não é preciso agendar

25/04/2017

Inscrições abertas para a Pré-Conferência Municipal de Educação

Evento será realizado de 3 a 5 de maio, em dois endereços

20/04/2017

Programa de incentivo a leitura é sucesso em Mauá

50 livros são retirados diariamente; programa será expandido para outros terminais da cidade

20/04/2017

Mauá tem 34 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige Ensino Fundamental e é para cargos em Mauá

19/04/2017

Mauá debate o Plano de Mobilidade Urbana

Projeto orienta as políticas públicas que devem ser implementadas no setor pelos próximos anos

17/04/2017

Mauá oferece 21 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos na cidade

17/04/2017

Mauá abre pré-matrícula para curso de Imagem Pessoal

quem se cadastrou no site do via rápida e recebeu telegrama poderá fazer aulas de cabeleireiro, manicure, pedicure e maquiagem