Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

23/01/2014

Mauá sedia 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC
Evento está programado para 14 e 15 de março no Teatro Municipal

Evandro Oliveira/ PM

Além de ter ganhado status de secretaria, Defesa Civil ganhou nova sede

 

Mauá foi escolhida para sediar a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC. O evento está programado para 14 e 15 de março no Teatro Municipal e resulta de trabalho conjunto, realizado pelas sete cidades da região, no âmbito do Consórcio Intermunicipal.

Na pauta da conferência regional, preparatória para a 1ª Conferência Estadual a ser realizada em 12 e 13 de abril, figuram os seguintes eixos temáticos: gestão integrada de riscos e respostas a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à Defesa Civil; gestão do conhecimento em proteção e Defesa Civil; mobilização e promoção de cultura de proteção na busca do conceito de cidade resiliente (termo que significa a capacidade de reorganização e recuperação após algum tipo de desestabilização momentânea).

Chamamento

No próximo dia 28, o Consórcio Intermunicipal promove chamamento público para constituição da comissão organizadora da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC. Interessados devem comparecer à reunião de organização da conferência marcada para as 10h no auditório da entidade.

A comissão será composta por representantes de poder público, agentes de defesa civil, sociedade civil; comunidade científica, conselhos profissionais e de políticas públicas. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC está localizado na Avenida Ramiro Colleoni, 5, Santo André.

Destaque

Mauá terá muito a contribuir na Conferência Regional. Nos últimos 12 meses, a Defesa Civil do município ganhou status de secretaria -- foi transformada em Coordenadoria diretamente ligada à Secretaria de Gabinete. A reorganização administrativa permite ao município pleitear recursos e equipamentos junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil do Governo Federal e da Coordenadora Estadual de Defesa Civil.

Além disso, a Defesa Civil foi transferida para uma sede exclusiva e mais bem estruturada na Avenida Presidente Castelo Branco, 1930, Jardim Zaíra. A localização foi estrategicamente escolhida na medida em que aquela região possui o maior número de áreas vulneráveis.

A nova sede está equipada com sala de monitoramento meteorológico que permite visualizar com antecedência a quantidade de chuva que virá para a cidade. A ampliação do número de pluviômetros, como são chamados os equipamentos que fazem a medição dos níveis de chuva nas diversas regiões, é outro avanço computado nos últimos 12 meses, bem como o reforço do quadro de agentes, composto por 27 profissionais.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
23/01/2014 19:00


Outras Notícias

22/09/2017

Mauá tem 26 vagas de emprego

Maioria dos postos é para o setor textil e de indústria, todos para trabalhar na cidade

22/09/2017

Mauá promove o Dia do Estacionamento Solidário

Parceria com administradora do estacionamento ZONA AZUL, Estapar, vai doar arrecadação da próxima segunda-feira à entidades sociais

21/09/2017

Museu de Mauá abre exposição de arte Afro-Brasileira

Mostra reúne mais de 20 obras entre esculturas, instalações e quadros da artista mauaense Talita Rocha

21/09/2017

Mauá promove debate em Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Data é celebrada nesta quinta-feira e lembra a necessidade de ampliar diálogos sobre acessibilidade

19/09/2017

Mauá abre vagas de qualificação em cinco cursos

Treinamentos gratuitos duram quatro horas e acontecem em parceria com o Sesi e ACIAM

18/09/2017

Mauá promove Semana do Trânsito

Prefeitura lança programa Trânsito Eu Respeito para abordar segurança na travessia; ações também englobam jovens e adultos no centro da cidade

19/09/2017

Mauá promove Semana da Árvore

Evento terá ações de sustentabilidade, trilhas e plantação, além de muita música e dança na Praça 22 de Novembro

18/09/2017

Parque das Américas recebe Poupatempo Animal

Animais do bairro recebem consultas até sexta-feira (22)

19/09/2017

Confira os vencedores do Festival de Violeiros

Prefeitura premiou composições e artistas em festa que aconteceu no fim de semana na cidade

19/09/2017

Prefeitura entrega novos leitos no Nardini

Novos leitos atenderão casos de baixa complexidade e ajudarão a desafogar Pronto Socorro