
Helcio, Marcelo e Donisete seguram chave do equipamento que levara qualificação aos empreendimentos
A Prefeitura de Mauá lançou, na manhã desta segunda-feira (16), a Incubadora Pública Itinerante. Trata-se de um veículo utilitário equipado com recursos para levar assessoria econômica, financeira, administrativa, contábil, jurídica, social e ambiental às cooperativas e empreendimentos solidários espalhados pela cidade.
A cerimônia de entrega foi realizada na sede do Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR) e teve participação do prefeito Donisete Braga, de secretários municipais, representantes da sociedade civil e Câmara Municipal.
A inovação se tornou possível graças a convênio de R$ 880 mil celebrado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária. O valor corresponde ao veículo e à contratação de corpo de especialistas para ministrar cursos de gestão nas diversas áreas, pelo período de dois anos.
“Trata-se de mais um avanço importante no fortalecimento das ações de formação e qualificação” – destacou o prefeito Donisete Braga, ao recordar dos tempos em que trabalhava como empacotador de supermercado no centro de Mauá antes de se tornar vereador, deputado estadual e chefe do Executivo.
“Mauá é a primeira cidade do País a lançar uma Incubadora Pública Itinerante, ferramenta que permite levar as políticas da economia solidária às pessoas que não podem ou não tem condições de vir até o CPTR” – destacou o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira.
O ex-secretário de Habitação e ex-vice-prefeito Hélcio Silva participou do evento já na condição de deputado federal. Ele aproveitou para ampliar as perspectivas de interlocução com a União. “Estou à disposição para atuar em favor do município nas mais diversas áreas” – enfatizou.
A Incubadora Pública Itinerante é dotada dos equipamentos necessários para realização de cursos e palestras em qualquer região da cidade, incluindo tela de LCD, cadeiras dobráveis e mini cozinha com cooktop, para cursos na área de gastronomia. Atualmente a Secretaria de Trabalho e Renda dá suporte a quatro empreendimentos solidários nos ramos de artesanato, têxteis e reciclagem, e conta com mais de uma dezena de grupos em formação.
O lançamento da Incubadora Itinerante representa o fechamento da Semana de Economia Solidária, instituída por lei na Câmara Municipal. Além deste ato legal, a realização de cursos e de Feira Regional que concentrou 28 empreendimentos solidários na Praça 22 de Novembro integraram o período alusivo a esta modalidade de inclusão socioeconômica.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
16/12/2013 19:00