16/12/2013

Mauá inova com lançamento de Incubadora Pública Itinerante
Novidade é fruto de convênio de R$880 mil celebrado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária

Evandro Oliveira/ PM

Helcio, Marcelo e Donisete seguram chave do equipamento que levara qualificação aos empreendimentos

A Prefeitura de Mauá lançou, na manhã desta segunda-feira (16), a Incubadora Pública Itinerante. Trata-se de um veículo utilitário equipado com recursos para levar assessoria econômica, financeira, administrativa, contábil, jurídica, social e ambiental às cooperativas e empreendimentos solidários espalhados pela cidade.

A cerimônia de entrega foi realizada na sede do Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR) e teve participação do prefeito Donisete Braga, de secretários municipais, representantes da sociedade civil e Câmara Municipal.

A inovação se tornou possível graças a convênio de R$ 880 mil celebrado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária. O valor corresponde ao veículo e à contratação de corpo de especialistas para ministrar cursos de gestão nas diversas áreas, pelo período de dois anos.

“Trata-se de mais um avanço importante no fortalecimento das ações de formação e qualificação” – destacou o prefeito Donisete Braga, ao recordar dos tempos em que trabalhava como empacotador de supermercado no centro de Mauá antes de se tornar vereador, deputado estadual e chefe do Executivo.

“Mauá é a primeira cidade do País a lançar uma Incubadora Pública Itinerante, ferramenta que permite levar as políticas da economia solidária às pessoas que não podem ou não tem condições de vir até o CPTR” – destacou o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira.

O ex-secretário de Habitação e ex-vice-prefeito Hélcio Silva participou do evento já na condição de deputado federal. Ele aproveitou para ampliar as perspectivas de interlocução com a União. “Estou à disposição para atuar em favor do município nas mais diversas áreas” – enfatizou.   

A Incubadora Pública Itinerante é dotada dos equipamentos necessários para realização de cursos e palestras em qualquer região da cidade, incluindo tela de LCD, cadeiras dobráveis e mini cozinha com cooktop, para cursos na área de gastronomia. Atualmente a Secretaria de Trabalho e Renda dá suporte a quatro empreendimentos solidários nos ramos de artesanato, têxteis e reciclagem, e conta com mais de uma dezena de grupos em formação.

O lançamento da Incubadora Itinerante representa o fechamento da Semana de Economia Solidária, instituída por lei na Câmara Municipal. Além deste ato legal, a realização de cursos e de Feira Regional que concentrou 28 empreendimentos solidários na Praça 22 de Novembro integraram o período alusivo a esta modalidade de inclusão socioeconômica.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
16/12/2013 19:00


Outras Notícias

05/12/2019

Mauá pode ganhar Usina de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

05/12/2019

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro

09/10/2019

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017

08/10/2019

Mauá define os novos conselheiros tutelares

Município registrou mais de 23 mil votos, que elegeram 15 titulares, sendo que seis renovaram o mandato

03/10/2019

Saiba quem são os 15 finalistas do 5º Concurso de Gastronomia de Mauá

Evento promove a alimentação saudável, econômica e sustentável