28/11/2013

Defesa Civil de Mauá reúne moradores do Zaíra e orienta sobre a Operação Chuvas de Verão
Bairro tem o maior número de áreas de risco e população lotou o auditório do CRAS Macuco para receber orientações sobre medidas preventivas.

Evandro Oliveira/ PM

Palestra fala sobre melhores atitudes a serem tomadas em caso de ameaça à segurança.

O Jardim Zaíra, uma das regiões mais vulneráveis da cidade, tem sido um dos principais locais a receber uma série de ações preventivas da Operação Chuvas de Verão, organizadas pela Coordenadoria de Defesa Civil. No auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Macuco, mais de 100 moradores da região compareceram à reunião, que teve apresentação de vídeo e palestra do coordenador Sérgio Moraes.

O vídeo foi produzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e explica a ocupação de moradores nas áreas de risco da cidade e como identificar as situações de perigo em caso de excesso de chuvas ou instabilidade do solo. Esclarece também as melhores atitudes a serem tomadas em caso de ameaça à segurança.

Moraes explicou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pela equipe da Defesa Civil, sobre os equipamentos disponíveis para medição de índices de chuva, atendimento às ocorrências e treinamentos realizados pela equipe de 27 agentes. “Em 2011, éramos oito agentes, hoje estamos em 27, fora os voluntários e os guardas civis municipais que também passaram por treinamento. Além disso, a Defesa Civil está formalizada e apta a pleitear recursos e investir em prevenção”, disse Moraes.

Plano Preventivo de Defesa Civil e a Operação Chuvas de Verão
A Defesa Civil de Mauá agora conta como um Plano de Contingências, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), a ser desenvolvido na Operação Chuvas de Verão. A vigência é de 1º de dezembro a 15 de abril, período em que costumeiramente está previsto o maior índice pluviométrico para a região. O documento determina procedimentos para ações emergenciais em casos de fortes chuvas. A medida atende à lei federal nº 12.608/12, na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O Plano tem a atribuição de organizar e preparar a estrutura administrativa para o atendimento das ocorrências. Os acidentes mais frequentes associados às chuvas são os deslizamentos de terra, árvores e entulho; enchentes, inundações e alagamentos; solapamento de margens de córregos; e o impacto das águas.

Além disso, a cidade conta com R$ 48 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de contenção e drenagem nas áreas de risco, identificadas pelo diagnóstico do IPT. Atualmente, a Defesa Civil de Mauá utiliza um sistema de monitoramento meteorológico com quatro mecanismos diferentes de alerta de mudanças no clima.

Outra medida preventiva foi reduzir o índice de alerta do acumulado de chuva de 100 ml, adotado no Estado, para 50 ml. Isto significa que quando o limite de chuva chegar a este índice, o trânsito será reorientado e os habitantes de determinadas áreas de risco serão alertados. “Ninguém vai ficar em casa quando houver risco à preservação da vida. Quando a Defesa Civil disser para sair, tem que sair, daremos toda a assistência”, garantiu Moraes.

A tecnologia também colabora para a prevenção, com quatro pluviômetros automáticos e um semiautomático, instalados nos Jardins Zaíra, Itaussu e nas escolas Paulo Freire e Neuma Maria, além de outros 11 enviados pelo Governo Federal, que estão sendo instalados.
No próximo dia 7 (sábado), às 10h30, será realizada a inauguração da nova sede da coordenadoria de Defesa Civil, na avenida Presidente Castelo Branco, 1930, no Jardim Zaíra.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
28/11/2013 20:15


Outras Notícias

27/04/2017

Mauá traz entretenimento para família no Dia do Trabalho

Prefeitura prepara evento com qualificação, feira de artesanato e gastronômica e muita música

24/04/2017

CPTR Móvel leva serviço de carteira de trabalho aos bairros

Miranda, Feital, Itaussu e Bandeirantes recebem van nos próximos dias; não é preciso agendar

25/04/2017

Inscrições abertas para a Pré-Conferência Municipal de Educação

Evento será realizado de 3 a 5 de maio, em dois endereços

20/04/2017

Programa de incentivo a leitura é sucesso em Mauá

50 livros são retirados diariamente; programa será expandido para outros terminais da cidade

20/04/2017

Mauá tem 34 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige Ensino Fundamental e é para cargos em Mauá

19/04/2017

Mauá debate o Plano de Mobilidade Urbana

Projeto orienta as políticas públicas que devem ser implementadas no setor pelos próximos anos

17/04/2017

Mauá oferece 21 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos na cidade

17/04/2017

Mauá abre pré-matrícula para curso de Imagem Pessoal

quem se cadastrou no site do via rápida e recebeu telegrama poderá fazer aulas de cabeleireiro, manicure, pedicure e maquiagem

17/04/2017

Mauá começa vacinação contra Influenza

Prefeitura deve vacinar 104 mil pessoas neste ano

18/04/2017

Mauá realiza audiência pública para debater o Plano de Mobilidade Urbana

Evento será quarta-feira (19/4), no Centro de Formação de Professores