28/11/2013

Defesa Civil de Mauá reúne moradores do Zaíra e orienta sobre a Operação Chuvas de Verão
Bairro tem o maior número de áreas de risco e população lotou o auditório do CRAS Macuco para receber orientações sobre medidas preventivas.

Evandro Oliveira/ PM

Palestra fala sobre melhores atitudes a serem tomadas em caso de ameaça à segurança.

O Jardim Zaíra, uma das regiões mais vulneráveis da cidade, tem sido um dos principais locais a receber uma série de ações preventivas da Operação Chuvas de Verão, organizadas pela Coordenadoria de Defesa Civil. No auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Macuco, mais de 100 moradores da região compareceram à reunião, que teve apresentação de vídeo e palestra do coordenador Sérgio Moraes.

O vídeo foi produzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e explica a ocupação de moradores nas áreas de risco da cidade e como identificar as situações de perigo em caso de excesso de chuvas ou instabilidade do solo. Esclarece também as melhores atitudes a serem tomadas em caso de ameaça à segurança.

Moraes explicou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pela equipe da Defesa Civil, sobre os equipamentos disponíveis para medição de índices de chuva, atendimento às ocorrências e treinamentos realizados pela equipe de 27 agentes. “Em 2011, éramos oito agentes, hoje estamos em 27, fora os voluntários e os guardas civis municipais que também passaram por treinamento. Além disso, a Defesa Civil está formalizada e apta a pleitear recursos e investir em prevenção”, disse Moraes.

Plano Preventivo de Defesa Civil e a Operação Chuvas de Verão
A Defesa Civil de Mauá agora conta como um Plano de Contingências, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), a ser desenvolvido na Operação Chuvas de Verão. A vigência é de 1º de dezembro a 15 de abril, período em que costumeiramente está previsto o maior índice pluviométrico para a região. O documento determina procedimentos para ações emergenciais em casos de fortes chuvas. A medida atende à lei federal nº 12.608/12, na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O Plano tem a atribuição de organizar e preparar a estrutura administrativa para o atendimento das ocorrências. Os acidentes mais frequentes associados às chuvas são os deslizamentos de terra, árvores e entulho; enchentes, inundações e alagamentos; solapamento de margens de córregos; e o impacto das águas.

Além disso, a cidade conta com R$ 48 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de contenção e drenagem nas áreas de risco, identificadas pelo diagnóstico do IPT. Atualmente, a Defesa Civil de Mauá utiliza um sistema de monitoramento meteorológico com quatro mecanismos diferentes de alerta de mudanças no clima.

Outra medida preventiva foi reduzir o índice de alerta do acumulado de chuva de 100 ml, adotado no Estado, para 50 ml. Isto significa que quando o limite de chuva chegar a este índice, o trânsito será reorientado e os habitantes de determinadas áreas de risco serão alertados. “Ninguém vai ficar em casa quando houver risco à preservação da vida. Quando a Defesa Civil disser para sair, tem que sair, daremos toda a assistência”, garantiu Moraes.

A tecnologia também colabora para a prevenção, com quatro pluviômetros automáticos e um semiautomático, instalados nos Jardins Zaíra, Itaussu e nas escolas Paulo Freire e Neuma Maria, além de outros 11 enviados pelo Governo Federal, que estão sendo instalados.
No próximo dia 7 (sábado), às 10h30, será realizada a inauguração da nova sede da coordenadoria de Defesa Civil, na avenida Presidente Castelo Branco, 1930, no Jardim Zaíra.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
28/11/2013 20:15


Outras Notícias

15/03/2017

Residência Médica de Mauá em Psiquiatria é destaque em São Paulo

Complexidade dos casos atendidos e estímulo à pesquisa científica estão entre diferenciais

15/03/2017

Prefeitura inaugura UPA Zaíra com o 1º Pronto Atendimento Infantil de Mauá

Evento será neste domingo (19); Unidade terá também farmácia 24 horas

17/03/2017

Prefeitura prorroga vencimento do IPTU

Primeira parcela pode ser paga com desconto nas agências da Caixa até o dia 30

14/03/2017

Prefeitura de Mauá garante castração para cães e gatos

Parceria com clínica veterinária do Parque São Vicente garante atendimento para 250 animais carentes

14/03/2017

Prefeitura entrega documento de posse à moradores do Oratório

Neste sábado, mais de 100 famílias serão beneficiadas; programa deve atender 800 famílias

14/03/2017

Prefeitura celebra Semana da Mulher com série de atividades

População tem programação com serviços de beleza, saúde e empreendedorismo

14/03/2017

Expresso Mauá começa a rodar pela cidade

Três linhas atenderão moradores e reduzirão em até 30 minutos tempo de viagem

09/03/2017

Mauá inicia Oficinas Culturais com grande procura por artes

Mais de 800 pessoas se cadastraram para aulas gratuitas de Viola, Violão, Artes Plásticas, Dança, DJ e Teatro

14/03/2017

Mauá abre celebração ao Mês da Mulher com grandes atividades

População tem programação com serviços de beleza, saúde e empreendedorismo

08/03/2017

Mauá celebra o Mês da Mulher com programação especial

Prefeitura oferece serviços de beleza, saúde e empreendedorismo de 8 a 17 de março