29/08/2013

Mauá aprimora política de saneamento durante Seminário
O debate tem o objetivo de aprimorar o Plano Municipal de Saneamento, que prevê ações de 2013 a 2043.

Roberto Mourão/ PM

O debate tem o objetivo de aprimorar o Plano Municipal de Saneamento

As políticas públicas relacionadas ao abastecimento de água, esgoto, drenagem e resíduos estão sendo discutidas com a sociedade civil, especialistas e gestores durante o Seminário de Saneamento, realizado pela Prefeitura.
 
O secretário de Planejamento Urbano, José Afonso Pereira, considera “impressionante o quanto a população está interessada em conhecer e discutir a questão do Meio Ambiente. As novas tecnologias e mudanças às vezes demoram, mas acabam sendo assimiladas”.
 
O evento da quarta-feira (28/8), sobre gestão de resíduos sólidos abordou o atual contexto em Mauá. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana a cidade produz 253 toneladas de resíduos diariamente e é a sexta maior geradora da Região Metropolitana de São Paulo.
 
Ele lembrou que é fundamental criar o Código de Limpeza Urbana e o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil. Outra medida importante é revisar o Código de Posturas do município, para estabelecer as responsabilidades dos geradores, como no caso do lixo hospitalar, cujo custeio recai sobre o orçamento municipal. Santana lembrou que o Programa Cidade Limpa tem retirado toneladas de resíduos de todos os bairros e que é uma ação de educação ambiental.
 
O professor da Fundação de Sociologia e Política de São Paulo, Eucires Pimenta, que colaborou na elaboração do Plano Municipal de Meio Ambiente de Mauá, falou sobre os desafios nas metas e diretrizes que norteiam o documento. É o caso da reestruturação do sistema de limpeza pública, promoção do controle social e programa de educação ambiental e comunicação social, por exemplo. Ele considera primordial que cada cidadão tenha consciência sobre a geração dos próprios resíduos, que na cidade só não é maior em virtude da baixa renda per capita.
 
O consultor em planejamento do Ministério do Meio Ambiente e professor da Universidade Metodista, Carlos Henrique Andrade de Oliveira, afirmou que “o fato de Mauá já contar com o Plano Municipal de Saneamento tem que ser valorizado”. Ele sugeriu incluir diretrizes da política nacional de mudanças no clima para prevenir impactos à saúde e meio ambiente neste material. Carlos Henrique abordou ainda a importância de fortalecer o sistema e as cooperativas de catadores, além de realizar um diagnóstico dos resíduos, desde sua origem até a destinação, para melhorar o aproveitamento e aliviar a destinação para aterro.
 
A importância das políticas de saneamento está diretamente relacionada à saúde. Para cada R$ 1 investido são economizados R$ 4 em saúde pública, defendem gestores. A Prefeitura tem apresentado projetos para o Governo Federal pleiteando recursos para a troca da rede de abastecimento que está sucateada; para reestruturação do sistema de água na cidade; para a ampliação da coleta seletiva, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
29/08/2013 17:28


Outras Notícias

19/10/2018

Caminhada auxilia na conscientização sobre o câncer de mama

Evento será neste domingo, 21/10, das 9h às 12h

19/10/2018

CPTR de Mauá oferece 27 vagas de emprego

São 27 oportunidades para candidatos com ensino médio completo

19/10/2018

Novos GCMs são formados em Mauá e iniciam suas atividades já na próxima semana

Para dar condições de trabalho, Prefeitura investiu em coletes balísticos, armamento, munição e outros itens de segurança

17/10/2018

Praça 22 de novembro recebe cobertura e nova iluminação

Inauguração será feita nesta quarta-feira, 17/10, às 19h

17/10/2018

Mauá realiza coleta solidária de alimentos em supermercados na Semana Mundial de Alimentação

Produtos não perecíveis serão arrecadados para o Banco de Alimentos neste sábado, 20/10

16/10/2018

Oficinas Culinárias gratuitas têm chefs renomados como professores na Semana Mundial da Alimentação

Aulas são oferecidas pela Secretaria de Segurança Alimentar de Mauá em parceria com a Coop

16/10/2018

Prefeitura de Mauá investe em segurança pública e reforça proteção a munícipes

Policiamento será priorizado em bairros conforme índice criminal e quantidade de circulação de pessoas

11/10/2018

CPTR de Mauá oferece 17 vagas de emprego

São 9 oportunidades para candidatos com ensino fundamental completo

11/10/2018

Mauá lança o Programa Fique em Dia para renegociação de dívidas

Programa que dá descontos de até 100% em juros e multas em dívidas com a Prefeitura será a partir do dia 5 de novembro a 4 de dezembro

05/10/2018

Mauá lança três ações em favor dos animais

Algumas das ações são a inauguração do canil e gatil e retomada da Kombi do Bem-Estar Animal