25/07/2013

Feira do Emprego de Mauá atende 9.000 trabalhadores da cidade e região
A Feira encaminhou 30% dos trabalhadores para entrevistas de emprego

Roberto Mourão/ PM

A Feira de Emprego de Mauá foi uma oportunidade para quem busca cursos de qualificação profissional.

A primeira Feira do Emprego de Mauá, realizada nesta quarta-feira (24/07), na Praça 22 de Novembro, surpreendeu ao atender 9.000 trabalhadores, aproximadamente. O atendimento superou a expectativa que era de 5.000 pessoas. Apesar de atender 80% além da capacidade, a Feira conseguiu encaminhar 30% dos atendidos para entrevistas e processos seletivos. O atendimento precisou ser prorrogado para as 19h, estava previsto para encerrar às 17h.

O evento ofereceu 10 mil oportunidades de empregos e cursos de qualificação profissional aos trabalhadores de Mauá e região. Entre as vagas oferecidas, o setor com maior oferta foi de telemarketing com mais de 4.000 oportunidades, seguido de alimentação (1.400), vendas (mil), serviços (850), construção civil (320) e indústria (280). O Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR) disponibilizou mais de 2.500 vagas por meio do Portal MTE Mais Emprego (maisemprego.mte.gov.br).

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, os currículos entregues no estande do CPTR serão compilados para serem cadastrados no Portal MTE Mais Emprego. “Depois de cadastrar o trabalhador no Mais Emprego, a equipe do CPTR entrará em contato com os trabalhadores para informar as oportunidades de emprego disponíveis no sistema”, explicou. “Caso não haja oportunidades no perfil, o CPTR entrará em contato para oferecer os serviços de orientação profissional, economia solidária ou cursos de qualificação”, completou.

Qualificação
A Feira de Emprego de Mauá foi uma oportunidade para quem busca cursos de qualificação profissional. Cerca de 400 vagas em cursos de qualificação profissional foram disponibilizadas por meio do programa Qualifica Mauá e receberam 317 inscrições. Os inscritos serão contatados nos próximos dias para verificar os demais requisitos dos cursos e efetivar a matrícula.

Criado pela Prefeitura de Mauá, o programa Qualifica Mauá tem como objetivo atender pessoas de baixa renda por meio de cursos de qualificação profissional e a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho. Dentro do programa existe a parceria entre Prefeitura e governo federal, que executa os cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e com instituições do Sistema S, como Senai, Senac e Sest/Senat.

Educação
Participou da Feira de Emprego, o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação, que cadastrou 98 trabalhadores com escolaridade incompleta e que demonstraram interesse em dar sequência nos estudos.

Organização
Trinta estandes foram montados na Praça 22 de Novembro para abrigar o CPTR e as agências de emprego parceiras, além de abrigar os trabalhadores contra a chuva e o mal tempo. Nos estandes os trabalhadores puderam cadastrar seu currículo para ter acesso às vagas. No estande do Centro Público teve a opção de cadastrar o currículo para atendimento posterior ou pegar senha e verificar o painel de vagas do Portal Mais Emprego. A unidade móvel do CPTR ofereceu o serviço de emissão de carteira de trabalho.

Atendimento
Quem não participou da primeira Feira do Emprego, terá que aguardar a próxima, que já está em estudo pela Secretaria de Trabalho e Renda. Enquanto isso, o trabalhador pode verificar oportunidades de emprego no Centro Público de Trabalho e Renda, na Rua Manoel Pedro Junior, 45, Centro. O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, com distribuição de senhas até 16h. Para ser atendido, o trabalhador deve estar com RG, CPF e carteira de trabalho em mãos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
25/07/2013 18:19


Outras Notícias

18/07/2019

Mauá terá coleta solidária de alimentos

Iniciativa acontece neste sábado (20) em três mercados da cidade

16/07/2019

Jovem de Mauá compete em etapa mundial de Atletismo na Suíça

Com apenas 19 anos, Crystoffer Firmino está entre os 12 paratletas brasileiros que participam da Competição Mundial de Jovens de Atletismo

15/07/2019

Prefeitura de Mauá inicia coleta de óleo de cozinha em 12 pontos

Parceria com Projeto Olho Vivo evita descarte de óleo na natureza

12/07/2019

CPTR oferece 30 vagas de emprego

O serviço do CPTR Móvel terá atendimento especial com Sebrae

11/07/2019

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 29 anos

Mauá realiza semana de reflexões sobre a legislação

10/07/2019

Vacinação de BCG em Mauá será centralizada

A medida é por pouco tempo, mas as mães e pais devem estar atentos aos locais de vacinação

05/07/2019

Iluminação pública de Mauá é referência para cidade do Mato Grosso

Município de Sorriso inspira-se na Parceria Público-Privada que modernizou o sistema de luzes das ruas mauaenses

05/07/2019

Prefeitura de Mauá resgata convênio de R$ 44 milhões com governo federal

Aporte será usado na contenção de encostas de alto risco

05/07/2019

Confira o que abre e fecha em Mauá no feriado da Revolução Constitucionalista

Programe-se para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado

04/07/2019

Mauá entrega ambulâncias recebidas dos governos federal e estadual

Os oito veículos devem começar a circular pela cidade a partir desta quinta-feira (4)