25/07/2013

Feira do Emprego de Mauá atende 9.000 trabalhadores da cidade e região
A Feira encaminhou 30% dos trabalhadores para entrevistas de emprego

Roberto Mourão/ PM

A Feira de Emprego de Mauá foi uma oportunidade para quem busca cursos de qualificação profissional.

A primeira Feira do Emprego de Mauá, realizada nesta quarta-feira (24/07), na Praça 22 de Novembro, surpreendeu ao atender 9.000 trabalhadores, aproximadamente. O atendimento superou a expectativa que era de 5.000 pessoas. Apesar de atender 80% além da capacidade, a Feira conseguiu encaminhar 30% dos atendidos para entrevistas e processos seletivos. O atendimento precisou ser prorrogado para as 19h, estava previsto para encerrar às 17h.

O evento ofereceu 10 mil oportunidades de empregos e cursos de qualificação profissional aos trabalhadores de Mauá e região. Entre as vagas oferecidas, o setor com maior oferta foi de telemarketing com mais de 4.000 oportunidades, seguido de alimentação (1.400), vendas (mil), serviços (850), construção civil (320) e indústria (280). O Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR) disponibilizou mais de 2.500 vagas por meio do Portal MTE Mais Emprego (maisemprego.mte.gov.br).

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, os currículos entregues no estande do CPTR serão compilados para serem cadastrados no Portal MTE Mais Emprego. “Depois de cadastrar o trabalhador no Mais Emprego, a equipe do CPTR entrará em contato com os trabalhadores para informar as oportunidades de emprego disponíveis no sistema”, explicou. “Caso não haja oportunidades no perfil, o CPTR entrará em contato para oferecer os serviços de orientação profissional, economia solidária ou cursos de qualificação”, completou.

Qualificação
A Feira de Emprego de Mauá foi uma oportunidade para quem busca cursos de qualificação profissional. Cerca de 400 vagas em cursos de qualificação profissional foram disponibilizadas por meio do programa Qualifica Mauá e receberam 317 inscrições. Os inscritos serão contatados nos próximos dias para verificar os demais requisitos dos cursos e efetivar a matrícula.

Criado pela Prefeitura de Mauá, o programa Qualifica Mauá tem como objetivo atender pessoas de baixa renda por meio de cursos de qualificação profissional e a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho. Dentro do programa existe a parceria entre Prefeitura e governo federal, que executa os cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e com instituições do Sistema S, como Senai, Senac e Sest/Senat.

Educação
Participou da Feira de Emprego, o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação, que cadastrou 98 trabalhadores com escolaridade incompleta e que demonstraram interesse em dar sequência nos estudos.

Organização
Trinta estandes foram montados na Praça 22 de Novembro para abrigar o CPTR e as agências de emprego parceiras, além de abrigar os trabalhadores contra a chuva e o mal tempo. Nos estandes os trabalhadores puderam cadastrar seu currículo para ter acesso às vagas. No estande do Centro Público teve a opção de cadastrar o currículo para atendimento posterior ou pegar senha e verificar o painel de vagas do Portal Mais Emprego. A unidade móvel do CPTR ofereceu o serviço de emissão de carteira de trabalho.

Atendimento
Quem não participou da primeira Feira do Emprego, terá que aguardar a próxima, que já está em estudo pela Secretaria de Trabalho e Renda. Enquanto isso, o trabalhador pode verificar oportunidades de emprego no Centro Público de Trabalho e Renda, na Rua Manoel Pedro Junior, 45, Centro. O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, com distribuição de senhas até 16h. Para ser atendido, o trabalhador deve estar com RG, CPF e carteira de trabalho em mãos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
25/07/2013 18:19


Outras Notícias

19/09/2019

Professores realizam formação para o projeto Baú das Artes em Mauá

Milhares de alunos serão beneficiados com aulas mais práticas e lúdicas

13/09/2019

Guarda Civil Municipal de Mauá ganha viaturas e armamentos novos

Três carros e 30 armas foram entregues nesta manhã (13/9) à corporação

13/09/2019

CPTR de Mauá tem 57 vagas abertas em toda a região

Algumas das oportunidades são para pessoas com deficiência

10/09/2019

Centro Público de Economia Solidária volta a funcionar em Mauá

Prefeitura revitaliza o espaço que reabre nesta sexta-feira (13) no Jardim Sonia Maria

06/09/2019

Central de Cadastro Único mauaense muda de endereço

O atendimento será suspenso temporariamente durante a mudança, mas os moradores podem buscar mais informações de serviços nos CRAS de suas regiões

06/09/2019

CPTR Mauá tem 106 vagas abertas em toda a região

Há vagas que não pedem experiência

06/09/2019

Prefeitura abre Consulta Pública para revisão do Plano Municipal de Saneamento

Material ficará disponível pelos próximos 18 dias

02/09/2019

Prefeitura de Mauá realiza ações na unidade escolar durante Setembro Amarelo

Escola tem papel importante na prevenção ao suicídio

03/09/2019

Mauá abre inscrições para 5º Concurso de Gastronomia

Entidades sociais, beneficiários de programas sociais e merendeiras da rede Municipal de Ensino podem participar da competição

02/09/2019

Pré-conferências Municipais de Assistência Social acontecem em Mauá

Usuários e Trabalhadores discutem pontos do SUAS