11/07/2013

Plenária do PPA no Jardim São Sebastião recebe visita do prefeito Luiz Marinho
Mais de 200 moradores participaram do 12º encontro promovido pela Prefeitura de Mauá com a finalidade de discutir com os munícipes o Plano Plurianual Participativo (PPA).

Evandro Oliveira/ PM

Entre os temas se destacaram saúde, mobilidade urbana e ação e cidadania

163 moradores se cadastraram para votar nas prioridades a serem incorporadas ao orçamento municipal no período 2014/2017. A reunião da noite desta quarta-feira (10/7) foi sediada na Escola Municipal Américo Perrella, no Jardim São Sebastião. Na ocasião, o prefeito Donisete Braga recebeu a visita do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho e da secretária de Planejamento e Orçamento Participativo, Nilza de Oliveira.

Marinho, que também preside o Consórcio Intermunicipal do ABC destacou a importância do PPA no sentido de organizar o planejamento da cidade a curto, médio e longo prazo. São Bernardo realiza o PPA Participativo desde 2009 e serviu de modelo para Donisete na hora de implantar o processo em Mauá.

“Vocês vão se deparar com problemas que, se não tiver planejamento adequado, não se resolve nem em 20 anos. Quando se tem consciência disso, facilita até na hora de se apresentar projetos e cobrar demandas dos governos estadual e federal”, declarou Marinho.

Para Donisete, a prova de que esse novo formato de se pensar o orçamento do município é a correta foi a reeleição de Luiz Marinho, que está em seu segundo mandato. “Eu acompanhei o PPA em São Bernardo e pude ver que tudo que foi discutido com a população nas plenárias foi implementado. Se deu certo lá, vai dar certo aqui também”, comentou.

Demandas – Na antepenúltima plenária do PPA as diretrizes apontadas pelos moradores foram as seguintes: três grupos votaram na marca Cidade Saudável. Entre os temas se destacaram saúde, mobilidade urbana e ação e cidadania.

Em cada plenária é eleito um representante e um suplente para compor a Comissão de Acompanhamento do PPA até sua aprovação na Câmara Municipal. Esses eleitos precisam morar na região, serem maiores de 16 anos e não podem ser servidores públicos comissionados. Na região do Jardim São Sebastião, que engloba 17 bairros, foram eleitos: como titular Josefina de Jesus Baptista e para suplente Claudio Alex Rodrigues dos Santos.

“Vou sentar com algumas pessoas da comunidade para juntos mapearmos os principais problemas da região e fazer de tudo para resolver da melhor forma possível”, citou Josefina, 62 anos. A aposentada é fundadora da Escec (Espaço Social Cidadão e Cidadania), que atende 180 famílias carentes na região. Já Claudio tem 29 anos e é líder da mocidade da Igreja Assembleia de Deus do Jardim IV Centenário.

Sempre no primeiro ano de gestão, conforme estabelece a Constituição Federal, é preciso realizar esse tipo de planejamento. Implantado de forma inédita em Mauá, esse é o novo modelo de discutir e planejar diretrizes, obras e programas estruturantes para os próximos quatro anos de governo. Além do Jardim São Sebastião, já passaram pelo processo até agora as regiões do Jardim Oratório, Vila Independência, Jardim Paranavaí, Vila Assis Brasil, Jardim Sônia Maria, Jardim Bom Recanto, Vila Carlina, Vila Feital, Parque São Vicente, Jardim Zaíra (Zaíra 2, Zaíra 3, Alto da Boa Vista, Macuco e Parque Boa Esperança) e Vila Bocaina.

Nesta quinta-feira (11/7), às 19h, a plenária será realizada na região do Parque das Américas. A reunião será sediada na E. M. Ana Augusta de Souza (Rua Cuba, 380 – Parque das Américas). A região engloba os seguintes bairros: Vila Augusto, Sítio Bocaina, Jardim Santa Lídia, Jardim Salgueiro, Vila Corrêa, Jardim Rosinelli, Jardim Brasília, Jardim Flórida, Parque das Américas e Vila Santa Rosa.

Próximas plenárias 

PLENÁRIA 13
Vila Augusto, Sítio Bocaina, Jardim Santa Lídia, Jardim Salgueiro, Vila Corrêa, Jardim Rosinelli, Jardim Brasília, Jardim Flórida, Parque das Américas e Vila Santa Rosa.

Dia 11/07, às 19h
Local: E. M. Ana Augusta de Souza - Rua Cuba, 380 – Parque das Américas

PLENÁRIA 14
Zaíra 4, 5 e 6.

Dia 12/07, às 19h
Local: E. E. Profª Olinda Furtado de Albuquerque Cavalcante
Rua Egnes Rimazza Gianoni, 100 – Jardim Zaíra

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
11/07/2013 00:58


Outras Notícias

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município