04/07/2013

Plenária do PPA na região da Vila Bocaina abre espaço para manifestantes
A 11ª plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA) de Mauá foi sediada na noite desta quinta-feira (04/07), na EMEJA Clarice Lispector, na região da Vila Bocaina.

Roberto Mourão/ PM

Mobilidade urbana e saúde pontuaram os debates

Ao todo cerca 200 moradores marcaram presença no encontro, que acabou tendo um caráter inusitado em relação às plenárias realizadas nas demais regiões.

Logo no início dos trabalhos o prefeito Donisete Braga atendeu um grupo de aproximadamente 50 manifestantes ligados a movimentos sociais, que reivindicam a redução da tarifa do transporte coletivo na cidade. Essa é a quinta vez que o chefe do Executivo recebe os líderes desses movimentos.

Algumas das solicitações dos grupos chegam no momento em que a Prefeitura está com ações adiantadas sobre o assunto. Exemplos: o processo de integração dos ônibus, previsto para ocorrer ainda este ano; a participação de usuários na elaboração das políticas públicas, já garantida através das plenárias do Plano Plurianual Participativo (PPA), que estão em andamento; construção da marginal da avenida Barão de Mauá e os corredores exclusivos de ônibus, que já contam com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC); além do sistema de monitoramento de linhas e ônibus, já em funcionamento em Mauá.

“A Prefeitura de Mauá foi a primeira do ABC a garantir a redução no preço da passagem de ônibus para R$ 3,00 por meio da assinatura de decreto no dia 24 de junho. Várias medidas para melhorar a qualidade do transporte público na cidade também já estão sendo tomadas”, explicou o prefeito.

O microfone foi aberto para que os manifestantes fizessem suas colocações, paralelamente às opiniões dos moradores da região.

Mobilidade urbana e saúde pontuaram os debates e a equipe anotou todas as propostas, com a Administração se colocando à disposição para dar continuidade ao diálogo com os representantes do movimento.

Esses temas foram apontados como prioridade da região para a cidade, não havendo as discussões em grupo sobre as cinco marcas do programa de governo como normalmente têm ocorrido nas plenárias anteriores.

Para o produtor cultural Paulo Cardoso essa nova forma de discutir e planejar o orçamento municipal estão de parabéns. “Hoje o que vimos aqui foi um enfrentamento e um governante que se propôs a responder abertamente todos os questionamentos, de forma democrática e participativa. Quero aproveitar e solicitar que o orçamento para a cultura seja ampliado, para que os grupos locais possam viabilizar seus projetos e contribuir com a formação da juventude”, comentou.

Escolhidos - Foram eleitos para representar a região o auxiliar de enfermagem e conselheiro de saúde, Antonio Sibério dos Santos, 50 anos e como suplente, a estudante de audiovisual Thais Aguiar, 23 anos. Ambos moram na Vila Bocaina há vários anos e irão representar a região junto à Comissão de Acompanhamento do PPA até a votação no Legislativo. Além da Vila Bocaina, a região abrange mais cinco bairros: Vila Guarani, Vila Dirce, Vila Alice, Vila Ana Maria e Vila Fausto.

Marcas - As marcas do Programa de Governo discutidas em todas as plenárias são Cidade Acolhedora; Cidade Saudável; Cidade Educadora, Transparente e Participativa; Cidade Humanizadora; Cidade Responsável, Ousada, Integrada, Moderna e Sintonizada com os Jovens.

A próxima reunião será realizada na quarta-feira (10), às 19h na Escola Municipal Américo Perrella, situada na Rua São Judas Tadeu, 81, Jardim São Sebastião. A reunião se destina aos moradores dos seguintes bairros: Jardim Hélida, Jardim Eden, Vila Nossa Terra, Chácara São Braz, Jardim Elizabete, Jardim Luzitano, Vila Real, Parque Pilarópolis, Jardim Adelina, Jardim Camargo, Jardim Itapeva, Jardim Santista, Jardim IV Centenário, Vila Tavares, Jardim Esperança e Jardim Planalto.

Programação das plenárias:

PLENÁRIA 12
Jardim Hélida, Jardim Eden, Vila Nossa Terra, Chácara São Bráz, Jardim Elizabete, Jardim Luzitano, Vila Real, Parque Pilarópolis, Jardim Adelina, Jardim Camargo, Jardim Itapeva, Jardim Santista, Jardim IV Centenário, Vila Tavares, Jardim Esperança e Jardim Planalto.

Dia 10/07, às 19h

Local: E. M. Américo Perrella - Rua São Judas Tadeu, 81 – Jardim São Sebastião

PLENÁRIA 13
Vila Augusto, Sítio Bocaina, Jardim Santa Lídia, Jardim Salgueiro, Vila Corrêa, Jardim Rosinelli, Jardim Brasília, Jardim Flórida, Parque das Américas e Vila Santa Rosa.

Dia 11/07, às 19h

Local: E. M. Ana Augusta de Souza - Rua Cuba, 380 – Parque das Américas

PLENÁRIA 14
Zaíra 4, 5 e 6.

Dia 12/07, às 19h

Local: E. M. Maria Rosemary

Av. Presidente Castelo Branco, 2737 – Jardim Zaíra

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
05/07/2013 12:57


Outras Notícias

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município