10/06/2013

Prefeitura de Mauá renova convênio com o Programa Cidade Legal
Programa do Governo do Estado possibilita a regularização de 112 loteamentos em quatro bairros da cidade.

Roberto Mourão/ PM

O prefeito e o secretário de Habitação, Helcio Silva foram recebidos pelo secretário Silvio Torres

A Prefeitura de Mauá assinou a prorrogação do convênio com o Programa Cidade Legal da secretaria estadual da Habitação, para a regularização de lotes da cidade. Na manhã desta segunda-feira (10/6), o prefeito Donisete Braga e o vice-prefeito e secretário municipal de Habitação, Helcio Silva foram recebidos pelo secretário Silvio Torres, que entregou 112 Declarações de Conformidade Urbanística Ambiental. Estes documentos vão possibilitar a regularização de lotes em quatro bairros da cidade: Vila Ana (25), Jardim Ipê (41), São Luís (22) e Itapark (24).

O Programa Cidade Legal foi criado pelo Governo do Estado em agosto de 2007 com o objetivo de implementar, agilizar e desburocratizar as ações e os processos de regularizações fundiárias de núcleos habitacionais. Através do programa a Secretaria de Estado da Habitação, através de um Convênio de Cooperação Técnica, oferece orientação e apoio técnico às prefeituras para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana.

O prefeito Donisete Braga afirmou que esse é um dos caminhos que a administração vai buscar para diminuir o número de loteamentos irregulares da cidade que hoje passa de 200. “Vamos aproveitar esse bom relacionamento com o Governo do Estado e encontrar soluções para as comunidades que precisam da documentação de sua residência, que é sinal de dignidade”, disse.

Para Helcio Silva, a assinatura do convênio com o Programa Cidade Legal vai dar mais possibilidades a Prefeitura. “Os nossos técnicos vão receber qualificação para acelerar essa questão junto aos moradores. Vamos dar mais segurança às famílias que consequentemente vão ganhar com a valorização do imóvel”, explicou ele.

Prefeitura iniciou o recebimento da documentação de contemplados com unidade habitacional no Feital

A construção das 840 unidades que vão atender pessoas cuja renda familiar é de até R$ 1.600, é uma parceria de movimentos sociais com a Caixa Econômica Federal e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

Durante reunião realizada na quinta-feira (6/7), os contemplados foram cadastrados e receberam orientação sobre a documentação que deverá ser encaminhada, nos próximos dias, para  a Caixa Econômica que financiará o empreendimento com recursos do Governo Federal. Segundo acordo entre a Prefeitura e entidade que representa a categoria, cada uma das partes vão indicar 420 famílias.

As unidades terão área total de 61,21 metros quadrados e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação junto ao programa federal Minha Casa, Minha Vida. Entre essas melhorias estão área de lazer, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro e medição individualizada de água. As obras tem previsão de início para o mês de agosto próximo, devem estar finalizadas até julho de 2015.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
10/06/2013 18:20


Outras Notícias

13/07/2018

Reunião entre prefeita Alaíde Damo e Estado pauta apoio à Saúde

Hospital Nardini foi o foco da conversa; Secretaria estadual da Saúde se mostrou solícita

13/07/2018

CPTR de Mauá oferece 33 vagas de emprego

Maioria das oportunidades é destinada para quem possui Ensino Fundamental Completo

12/07/2018

Biblioteca Cecília Meireles de Mauá aumenta o número de visitantes em 36%

Espaço adaptado, cursos gratuitos, exposições, troca de livros, mini-auditório e outras facilidades atraem público eclético

11/07/2018

Prefeitura lança o ‘Tour Mauá’ no mês das férias

Passeio gratuito pelos pontos turísticos contará história da cidade

10/07/2018

Prefeitura de Mauá conquista recurso do ProAC para investir na Cultura local

Alaíde Damo é a única prefeita do ABCDMRR a assinar convênio que beneficiará artistas

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo vai a Brasília em busca de investimentos na Saúde

Viagem rendeu recursos para compra de medicamentos e equipamentos para a rede municipal

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo amplia vagas gratuitas da Univesp

Polo em Mauá terá mais de 1.600 alunos cursando ensino superior

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo assina convênios com o governo do Estado

Cidade recebe R$ 4 milhões para recuperação de ruas, além de valorização de artistas mauaenses

26/06/2018

Prefeitura de Mauá amplia ossário do Cemitério Santa Lídia

Obra entregou em duas etapas 1.400 novos nichos

25/06/2018

Mostra Coleta ABC une artistas da região

Exposição itinerante terá início em Mauá, nesta terça-feira, 26/6