
O PPA Participativo tem como objetivo partilhar o poder de decisão
O prefeito de Mauá, Donisete Braga passou esta sexta-feira (17/5) reunido com o secretariado para realinhar as ações de governo na organização das reuniões comunitárias de debate do Plano Plurianual Participativo (PPA). Esta é a primeira vez na história da cidade que a população poderá se manifestar para a elaboração do planejamento para os próximos quatro anos. O calendário das plenárias será divulgado nos próximos dias.
Na pauta da conversa também estava a avaliação dos primeiros cinco meses de administração. A equipe de governo discutiu ações e possíveis investimentos a serem prospectados em áreas como saúde, transporte coletivo e infraestrutura urbana. “Os secretários estão empenhados porque não podemos perder a chance de conseguir investimentos na esfera Federal e Estadual. Temos que alinhar as nossas necessidades, implantarmos as melhores políticas públicas e potencializar a cidade para o crescimento sustentável”, afirmou o prefeito.
A elaboração do PPA é exigida em lei para definir as ações de acordo com a capacidade orçamentária e financeira para um período de quatro anos. A participação da comunidade nas discussões está prevista na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2014. Os trabalhos terão como parâmetros cinco eixos: Mauá Cidade Educadora; Mauá Cidade Saudável; Mauá Cidade Acolhedora; Mauá Cidade Humanizadora e Mauá Cidade Ousada e Jovem.
Para isso o município foi dividido em 14 regiões e a população de cada bairro será avisada com antecedência para que as pessoas possam apresentar ideias e soluções a questões específicas.
“O PPA Participativo tem como objetivo partilhar o poder de decisão. Um governo que ouve a população erra menos. Essa é uma maneira de democratizar a tomada de decisões para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA)”, explicou o secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
17/05/2013 21:55