Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

13/05/2013

Defesa Civil de Mauá se prepara para Operação Chuvas de Verão
Nova sede, suprimentos e ampliação da equipe fazem parte do planejamento das ações

Evandro Oliveira/ PM

Serão realizadas palestras e oficinas em escolas, igrejas e em instituições da sociedade civil

Até setembro a Coordenadoria de Defesa Civil de Mauá terá importantes novidades que irão beneficiar toda a população, principalmente, os moradores em áreas de risco. Segundo o coordenador, Sergio Moraes até junho próximo as equipes estarão sediadas nas antigas instalações da Guarda Civil Municipal, na Avenida Washington Luiz, nº 605. Além disso, a equipe permanente passará dos atuais 11 para 30 integrantes, reunindo os que já estão capacitados nas técnicas do trabalho.

“São várias novidades, como a ampliação dos ramais do Disque 199, a criação da Central de Monitoramento de Radares Climáticos e Meteorológicos e da Brigada de Incêndio”, explicou Moraes. A equipe também será capacitada para a captura de abelhas, marimbondos e animais peçonhentos.

Mauá já conta com três Núcleos de Defesa Civil  (Nudec), sendo dois no Jardim Zaíra e um que atende os bairros Sílvia e Sônia Maria. O próximo passo será fundar os Nudecs do Jardim Carlina, Rosina, Pajuçara e Oratório, capacitando as equipes de voluntários para que estejam aptas para a função na época das fortes chuvas que atingem a região de dezembro a março.

Recentemente a Defesa Civil de Mauá ganhou um veículo pick up da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional do Governo Federal. O veículo se soma ao computador e tablete também enviados, no valor total de R$ 140 mil. Moraes afirma que a administração municipal está comprometida com a prevenção das ocorrências e planeja mais três automóveis de pequeno porte, o que vai fortalecer o deslocamento dos técnicos para monitoramento das áreas de risco.

A população das áreas vulneráveis também participou de palestras sobre prevenção de riscos, realizadas pela Coordenadoria. “Consideramos que o envolvimento dos moradores, cientes dos riscos e das atitudes a serem tomadas, significou 70% do resultado das ações nas chuvas de 2013, que não registraram ocorrências graves. O trabalho dos técnicos, as obras de contenção, limpeza dos rios e córregos e a drenagem também foram essenciais”, avalia o coordenador.

Serão realizadas, ainda no decorrer deste ano, palestras e oficinas em escolas, igrejas e em instituições da sociedade civil para informar crianças e adultos sobre as medidas preventivas e as formas de identificar situações de risco em época de chuvas e em outros períodos.

Desde janeiro a Defesa Civil de Mauá atendeu a ocorrências de desabamentos, incêndios, demolições, interdições, muros em situação de risco e outros, somando 273 ações in loco.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
13/05/2013 17:46


Outras Notícias

17/08/2017

Mauá busca investimento para Educação

Prefeitura entrega à FDE protocolo com intenções de construir duas novas creches na cidade, além de solicitar reformas para aumentar vagas disponíveis

17/08/2017

Mauá vacina 6.300 animais contra a raiva

Primeira semana da campanha tem alta adesão na cidade; São mais de 70 pontos de vacinação;

17/08/2017

Mauá oferece aulas gratuitas de esportes

Voleibol está com vagas abertas para atender moradores da cidade

15/08/2017

Veja calendário de oficinas culinárias em agosto

Cursos gratuitos acontecem no Zaíra e na Vila Mercedes e trazem diferentes opções para agradar todos

14/08/2017

Mauá discute melhorias na saúde

Profissionais da rede pública participam de pré-conferência nesta semana sobre humanização do atendimento

11/08/2017

Mauá tem 23 vagas de emprego

Há postos para setor de indústria e serviços, todos para trabalhar na cidade

10/08/2017

Mauá terá Festival de Violeiros

Prefeitura premiará composições e artistas em festa que acontece no dia 15 de setembro na cidade

09/08/2017

Parceria entre Mauá e Sebrae-SP auxilia empreendedores

Consultores oferecem dicas de gestão de negócios e formalização; serviço municipal emitirá carteiras de trabalho

08/08/2017

Mauá faz matrículas de aprovados na Univesp até sexta

São 200 vagas para cursos à distância; Parceria com a Prefeitura traz cursos de graduação em diferentes áreas

04/08/2017

Mauá ganha Faculdade de Medicina; inscrições para o processo seletivo já estão abertas

Curso da Uninove oferece 50 vagas e duas bolsas integrais para moradores da cidade