Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

12/03/2013

Prefeito de Mauá cobra mais uma vez distribuição mais justa dos tributos do petróleo.
O prefeito de Mauá, Donisete Braga foi recebido pela presidente da Petrobras, Graça Foster na tarde desta terça-feira (12-03), na sede da empresa no Rio de Janeiro.

Divulgação

O prefeito Donisete Braga e a presidente da Petrobras, Graça Foster

Este foi o segundo encontro entre os dois para tratar sobre a distribuição dos tributos gerados pelo refino do petróleo no município de Mauá.
 
“Mauá é a única cidade brasileira que tem uma refinaria e não recebe nada por isso, fica só com o ônus. Essa política é antiga e injusta. A realidade hoje é outra. Nós transformamos petróleo em combustíveis como óleo combustível, diesel e gasolina e a cidade não se beneficia disso, todos os tributos da venda vão para Barueri e São Caetano. Deixamos de receber R$ 170 milhões por ano. É um dinheiro que faz muita falta. Mauá tem 425 mil habitantes e até o final do ano passado figurava entre os 100 municípios com renda per capita inferior a mil reais. Nossa luta é para democratizar as riquezas do petróleo”, ponderou Donisete Braga.

O prefeito renovou a sua preocupação na busca de solução para esta situação. Graça Foster disse que o assunto vem sendo estudado na empresa. Ela garantiu que em menos de um mês uma nova reunião será realizada no Rio, com técnicos da empresa, inclusive dos departamentos jurídico e financeiro, para aprofundar as discussões.
 
“É importante deixar claro que a luta não é contra o povo de São Caetano do Sul ou uma rixa pessoal ou política. Tenho excelente relação com o Paulo Pinheiro e temos conversado sobre isso. Trata-se de uma questão de justiça, de direito. A Recap tem sua planta 100% instalada em Mauá e não é justo que os tributos da venda do combustível refinado aqui sejam arrecadados em sua totalidade por outro município”, garantiu o prefeito de Mauá.

Na parte da manhã o prefeito e o secretário de Governo de Mauá, Edilson de Paula visitaram o Complexo do Alemão onde conheceram o sistema de Teleférico e as Unidades de Polícia Pacificadora – UPPs, implantados pela prefeitura carioca.

O teleférico do Alemão funciona desde 2011. Tem 3,5 km de extensão e 152 gôndolas, com capacidade para transportar em média 30 mil passageiros por dia. A viagem da primeira estação, em Bonsucesso, à última (Palmeiras) dura 16 minutos. Cada morador tem direito a duas passagens gratuitas diárias. A tarifa unitária custa R$ 1,00. O
 
O prefeito Donisete Braga disse ser importante conhecer novas experiências e os projetos que estão dando certo nas cidades brasileiras. "Estamos buscando bons projetos para Mauá, programas que tragam facilidade para o dia a dia e melhorem a qualidade de vida das pessoas. O teleférico carioca mostra a integração dos governos do estado e prefeitura que teve a inclusão social como resultado”, afirmou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
12/03/2013 19:12


Outras Notícias

17/10/2017

Campus de medicina em Mauá está com inscrições abertas para 2018

Curso terá 50 vagas e duas bolsas integrais para moradores da cidade

16/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Esperança nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Itapeva, Itapark e proximidades

16/10/2017

Mauá tem variedade de eventos na Semana Mundial da Alimentação

Palestras, oficinas e feiras promovem alimentação saudável e sustentável

16/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Primavera nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Anchieta, São Jorge do Guapituba e proximidades

09/10/2017

Mauá promove qualificação para famílias de baixa renda

Prefeitura promove treinamentos para que beneficiários de projetos sociais possam incrementar renda familiar

16/10/2017

Mauá abre 580 vagas para curso à distância

Cursos têm duração de cinco meses e garantem certificado dado pelo Ministério da Educação

06/10/2017

Mauá tem 34 vagas de emprego

Maioria dos postos é para profissionais com Ensino Fundamental e para trabalhar na cidade

16/10/2017

Mauá garante catraca livre para idosos, deficientes e doentes crônicos

Acompanhantes também ganham o benefício de poder usar o ônibus municipal quantas vezes precisarem no mesmo dia

16/10/2017

Mauá abre inscrições para Educação Infantil

Pais devem procurar unidade mais perto de casa; cadastro pode ser feito até o dia 31 de outubro

04/10/2017

Quartas Culturais traz homenagem ao Dia das Crianças

Shows na praça 22 de Novembro levam ao palco músicas e ritmos para agradar todos os gostos