Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

18/11/2011

Prefeitura inicia projeto para mapear áreas de risco
Com recursos do Governo Federal, IPT vai identificar riscos de acordo com grau de classificação e indicar ações necessárias e possíveis fontes de financiamento

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já deu início ao projeto de identificação e mapeamento das áreas de risco em Mauá. O contrato foi assinado este mês, com recursos do Governo Federal, por meio do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), na ordem de R$ 300 mil. O IPT vai partir das informações já recolhidas e tabuladas pela própria Prefeitura.
 
Ao final do projeto, que tem prazo de cinco meses – que a Prefeitura tentará antecipar –, o Instituto entregará um documento informando quais as áreas de risco de Mauá, de acordo com o seu grau de classificação. Quanto maior o grau, maior o risco. O projeto também informará quais são as ações necessárias para reduzir ou extinguir os riscos e quais serão as possíveis fontes de investimento, já que o erário público municipal não dispõe de todos os recursos necessários.
 
Além de sair a campo para analisar os diversos terrenos em possível situação de risco, a equipe do IPT também fará voos sobre as áreas e usará o levantamento aerofotogramétrico já realizado pela Prefeitura. Com isso, o trabalho vai contribuir na construção do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) da cidade. Os resultados serão utilizados na prevenção aos efeitos das chuvas, que envolve as secretarias de Planejamento, Habitação, Segurança Pública, Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana, entre outras.
 
O contrato também prevê treinamento das equipes técnicas para lidar com situações de risco. As oficinas vão envolver não apenas funcionários da Prefeitura – agentes da Defesa Civil e fiscais de obras, entre outros –, mas também da própria comunidade, uma vez que o município está organizando a formação de Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) junto a lideranças de bairros de Mauá. Também haverá participação do Corpo de Bombeiros, que já é bastante capacitado, mas com o qual a Prefeitura espera elaborar um código único para comunicação e organização em situações de alerta ou emergência.
 
Além de a capacitação beneficiar a própria comunidade, com um serviço de excelência para evitar e reduzir incidentes, ela vai aumentar as chances de sucesso na hora de captar recursos. “Quando capacitados, teremos maior legitimidade para apresentar projetos de financiamento a outras instâncias de governo e entidades”, disse a secretária de Planejamento, Josiene Francisco. O trabalho também deve resultar em uma cartilha para a comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
18/11/2011 16:13


Outras Notícias

16/04/2018

Prefeitura organiza Seminário sobre Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária

Evento tem entrada gratuita e contará com presença de representantes do Ministério das Cidades

16/04/2018

Prefeitura de Mauá contrata mais de 20 médicos para rede básica

Profissionais começam a trabalhar nesta terça-feira nas Unidades Básicas de Saúde

10/04/2018

Prefeitura de Mauá instala comedouro para animais na Praça 22 de Novembro

Feitos de maneira sustentável, equipamentos contém ração e água para animais comunitários

09/04/2018

CPTR de Mauá oferece 80 vagas de emprego

São 59 oportunidades para candidatos com Ensino Médio Completo

09/04/2018

Na Semana Mundial da Saúde, Prefeitura de Mauá e Uninove promovem conscientização

Ação é feita em parceria com a universidade e aborda temas importantes para alunos e profissionais da área

07/04/2018

Prefeitura de Mauá entrega uniforme e material escolar

Cerca de 20 mil alunos da rede municipal de Educação recebem kits completos

06/04/2018

UPA Barão de Mauá tem ordem de serviço assinada

Local será reformulado e contará com Pronto Atendimento Infantil e base 24 Horas do Samu

02/04/2018

Prefeitura de Mauá destaca acolhimento humano para crianças com deficiência

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, gestão Um Novo Tempo ressalta ações integradas na rede de saúde e educação

27/03/2018

Nota Fiscal Mauaense realiza o primeiro sorteio nesta quarta-feira

Milhares de contribuintes concorrem a mais de R$ 50 mil em prêmios

20/03/2018

Prefeitura leva o programa ‘Mauá Cidade Luz’ à Av. Itapark

Foram quase três quilômetros de nova iluminação em led, 70% de economia e maior potência