Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

18/11/2011

Prefeitura inicia projeto para mapear áreas de risco
Com recursos do Governo Federal, IPT vai identificar riscos de acordo com grau de classificação e indicar ações necessárias e possíveis fontes de financiamento

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já deu início ao projeto de identificação e mapeamento das áreas de risco em Mauá. O contrato foi assinado este mês, com recursos do Governo Federal, por meio do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), na ordem de R$ 300 mil. O IPT vai partir das informações já recolhidas e tabuladas pela própria Prefeitura.
 
Ao final do projeto, que tem prazo de cinco meses – que a Prefeitura tentará antecipar –, o Instituto entregará um documento informando quais as áreas de risco de Mauá, de acordo com o seu grau de classificação. Quanto maior o grau, maior o risco. O projeto também informará quais são as ações necessárias para reduzir ou extinguir os riscos e quais serão as possíveis fontes de investimento, já que o erário público municipal não dispõe de todos os recursos necessários.
 
Além de sair a campo para analisar os diversos terrenos em possível situação de risco, a equipe do IPT também fará voos sobre as áreas e usará o levantamento aerofotogramétrico já realizado pela Prefeitura. Com isso, o trabalho vai contribuir na construção do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) da cidade. Os resultados serão utilizados na prevenção aos efeitos das chuvas, que envolve as secretarias de Planejamento, Habitação, Segurança Pública, Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana, entre outras.
 
O contrato também prevê treinamento das equipes técnicas para lidar com situações de risco. As oficinas vão envolver não apenas funcionários da Prefeitura – agentes da Defesa Civil e fiscais de obras, entre outros –, mas também da própria comunidade, uma vez que o município está organizando a formação de Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) junto a lideranças de bairros de Mauá. Também haverá participação do Corpo de Bombeiros, que já é bastante capacitado, mas com o qual a Prefeitura espera elaborar um código único para comunicação e organização em situações de alerta ou emergência.
 
Além de a capacitação beneficiar a própria comunidade, com um serviço de excelência para evitar e reduzir incidentes, ela vai aumentar as chances de sucesso na hora de captar recursos. “Quando capacitados, teremos maior legitimidade para apresentar projetos de financiamento a outras instâncias de governo e entidades”, disse a secretária de Planejamento, Josiene Francisco. O trabalho também deve resultar em uma cartilha para a comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
18/11/2011 16:13


Outras Notícias

21/07/2017

Prefeitura de Mauá prorroga Fique em Dia até 25 agosto

Prazo de programa de renegociação de dívidas foi renovado atendendo pedido da população

21/07/2017

Mauá tem 102 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos em Mauá

21/07/2017

Museu de Mauá traz exposição de escultura

Mostra que será apresentada pela primeira vez na região traz obras de renomados artistas nacionais e também locais

20/07/2017

Prefeitura amplia programa de atendimento a moradores de rua

Operação Inverno proporciona banho quente, alimentação e local seguro e quente para dormir

18/07/2017

Pintou Limpeza recupera mais de 30 bairros em Mauá

Programa leva serviços de revitalização com tapa buraco e sinalização que vai passar por toda a cidade

18/07/2017

Mauá fecha mais de 5.000 acordos pelo Fique em Dia

Programa que dá descontos de até 100% em juros e multas em dívidas com a Prefeitura termina na próxima sexta-feira

17/07/2017

Mauá abre vagas de qualificação em quatro cursos

Há vagas para cursos de corte e penteado, informática, projetos e refrigeração; todos gratuitos e com curta duração

14/07/2017

Mauá instala iluminação por LED na Avenida João Ramalho

Prefeitura investe em troca de lâmpadas para aumentar sensação de segurança e garantir diminuição nas contas municipais

14/07/2017

Mauá tem 95 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos em Mauá

13/07/2017

Prefeitura lança Expresso Mauá no Jardim Hélida

Quarta linha expressa lançada neste ano garante economia de 20 minutos para passageiros