Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter
Mauá dá início à Campanha Fique Sabendo, em favor do diagnóstico precoce do HIV/Aids
Primeira ação foi a testagem nas unidades de saúde; amanhã espetáculos gratuitos vão abordar o tema

 

De 25 de novembro a 1º de dezembro, a Campanha Fique Sabendo, que incentiva a testagem para diagnóstico do HIV e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e HIV /Aids, terá diversas atividades, organizadas pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde (CRS IST/HIV Aids). O dia 1º de dezembro é o dia mundial de luta contra a Aids e a campanha é organizada pelo Ministério da Saúde.

 

A primeira atividade da Campanha teve testagem para HIV nas 23 unidades básicas de saúde da cidade. Desta vez o foco da campanha é a população jovem, já que a epidemia atinge predominantemente a população com idade entre 15 e 24 anos.

 

Nesta quinta-feira haverá a apresentação do espetáculo  ‘Cobrindo a Megera de Olho na Fera’, às 10h, na Chácara das Flores, no Jardim Itaussu; e às 14h, na Associação Estrela Azul, no Jardim Zaíra. Na sexta (27), a peça será reapresentada às 14h, na Associação Estrela Azul; e Às 19h, no CEU das Artes, no Parque das Américas. 

 

A narrativa descreve uma família de poucos recursos e parca cultura, composta por: tia Mafalda, uma solteirona conservadora e preconceituosa que mora de favor com as sobrinhas; Meire, casada com Joca; Socorro, casada com Toinho e Bete, a irmã caçula e solteira. Vivem todos felizes sob o mesmo teto, até serem surpreendidos por uma conturbada experiência: um dos casais descobre estar infectado com o vírus HIV e o outro com DST. Bete, a mais estudada da casa, encara com amor e boa vontade, a missão de encorajá-los, esclarecê-los e ajudá-los a enfrentar e a tratar as doenças.

 

No sábado (28), a campanha de testagem para o HIV será nas unidades básicas de saúde dos Jardins Primavera, Mauá, Zaíra 2, Macuco, Flórida, Parque das Américas e Vila Magini. O Consultório de Rua também fará testagem para o HIV nos dias 2 e 3 de dezembro.

 

Outra atividade interativa que reproduz características do corpo humano é o ‘Labirinto das Sensações’, que será apresentado no CEU das Artes, no Parque das Américas, no dia 03/12, das 10h às 16h. Trata-se de uma intervenção artística com performances interativas que aguçam os sentidos e provocam reflexões e uma mudança comportamental sobre prevenção e combate de infecções sexualmente transmissíveis e HIV/Aids. “Ao entrar no Labirinto, sentimos uma infinidade de sensações, muitas delas inefáveis. O coração dispara, o sangue corre por cada parte do corpo, os olhos são suavemente lubrificados, as pernas tremem, as mãos começam a suar, aquele frio na barriga, uma sensação estranha, porém gostosa”, definem os autores.

 

Vai do extremo de orientá-los a como vestir a camisinha, ao de inscrevê-los num programa popular de TV em busca de ajuda. Toda a trama desenvolve-se com muito humor por parte de todos, com exceção de tia Mafalda, que os vê como depravados e imorais e, movida pelo seu preconceito, teme ainda ser contagiada por eles. Uma forma lúdica e hilariante de refletir através de experiências reais.

 

Criados pela Cia Paulista de Artes, os espetáculos já foram apresentados em muitas cidades do Brasil, incluindo os VI, VII, VIII e IX Congressos Brasileiros de Prevenção das DST/AIDS do Ministério da Saúde; e em outros países, como no Festival de Oeiras/Portugal, e representando o Brasil nas três Conferências Mundiais de DST/AIDS, na Cidade do México, em Viena e em Washington DC. Em 2011, receberam do Ministério da Cultura o Prêmio Cultura e Saúde.

 

O CRS IST/HIV Aids funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, na rua Benedito Meirelles, 193, na Vila Vitória.

 

Também será feita a oferta da testagem para o HIV/Aids nas unidades de saúde do município.

 

 


25/11/2015 20:30