Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter
Secretaria de Saúde realiza exames em moradores do Residencial Barão de Mauá
Ação envolve secretarias estadual e municipal de Saúde, do Meio Ambiente, a Cetesb e o Ministério Público

 

A Secretaria de Saúde realizou a coleta de amostras de materiais orgânicos em moradores do Residencial Barão de Mauá, no Parque São Vicente, nos dias 14 e 21 de junho, para identificar pessoas que possam estar doentes por causa da possível exposição a matérias ou substâncias que causam danos à saúde. A pesquisa, iniciada em 2000, desta vez é dirigida para moradores da Etapa 2 (blocos 5,6,7, e 8), Etapa 4 (blocos 3 e 4) e Etapa 6 (blocos 1,2,3,4 e 5).

A iniciativa faz parte das ações definidas por órgãos envolvidos no processo de remediação da área com solo contaminado, como as secretarias municipal e estadual de Saúde e do Meio Ambiente, a Cetesb e o Ministério Público.

O adoecimento depende de fatores genéticos, hábitos pessoais e de relacionar exposição e doença existente. Nos dias 14 e 21, foram realizadas 55 coletas de urina e 108 de sangue. No entanto, a meta é atingir até 500 moradores destes blocos.  As próximas coletas serão realizadas nos dias 28/06 e 05/07 (domingos), das 8h às 12h, no próprio Residencial.

A coleta de amostras de sangue é para a realização de hemograma de todos os moradores dos referidos blocos. A coleta de urina é direcionada para quem mora nestes mesmos blocos até o segundo andar. Este exame será analisado por técnicos da Universidade Federal de Minas Gerais que, no país, é quem tem validação para exame relacionado à exposição ambiental.

A atenção à saúde desta população constitui um direito dos moradores garantido pelo SUS. Os moradores do Residencial, mesmo que disponham de convênio, têm atendimento garantido na Unidade Básica de Saúde do Parque São Vicente, cuja equipe está familiarizada com doenças relacionadas à contaminação. Assim, quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas por estes profissionais.

 

 


24/06/2015 18:42