Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

CONDEPHAAT - Ma

Imagem Imaculada Conceição

De acordo com registros históricos, D Maria Queiroz Pedroso, conhecida como Mariquinha, filha de Antônio Queiroz Pedroso rico proprietário na região, ao visitar o casarão onde hoje funciona o Museu Barão de Mauá, no início do século passado, admirou a imagem de uma santa disposta no oratório. Percebendo a veneração da visitante, o então dono do casarão, Jose Grande, ofereceu-lhe a imagem, procedente da Europa e entalhada em madeira no século XIX.
De posse da santa, D Mariquinha ao lotear parte de suas terras correspondentes aos atuais Pedroso, Jardim Haydée e adjacências, destinou em 1917 uma área para a construção de uma capela em louvor a Imaculada Conceição, padroeira de Mauá, atual Igreja Matriz. Hoje a imagem, sob a guarda dos responsáveis pela Igreja Matriz Imaculada Conceição de Mauá, está preservada pelo decreto7737 de 13 de agosto de 2012.
Localização: Praça Monsenhor Alexandre Arminas, 01, Bairro Matriz.